110 Alunos de Aquiraz são medalhistas na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica

Este ano de 2018, Aquiraz teve 110 alunos medalhistas na 21ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica – OBA. Foram 34 medalhas de bronze, 22 medalhas de prata e 54 medalhas de ouro.

Dentre as escolas medalhistas estão:

• CEC. Manuel Assunção Pires – 8 medalhas
• CEC. Maria de Castro Bernardo – 13 medalhas
• EMEF. Ernesto Gurgel Valente – 4 medalhas
• EMEF. Guilherme Janja – 3 medalhas
• EMEF. Henrique Gonçalves da Justa Filho – 3 medalhas
• EMEF. Isidoro de Sousa Assunção – 1 medalha
• EMEF. João Jaime Gadelha – 1 medalha
• EMEF. João Pires Cardoso – 68 medalhas
• EMEF. José Almir da Silva – 1 medalha
• EMEF. Plácido Castelo – 1 medalha
• EMEF. Rita Paula de Brito – 6 medalhas
• Centro de Educação para Jovens e Adultos de Aquiraz (CEJAQUI) – 1 medalha

Um dos grandes destaques foi a aluna do CEJAQUI, Bernadete Ferreira do Nascimento, que cursa o 9º ano da turma de Educação para Jovens e Adultos. Bernadete ganhou medalha de ouro nesta edição da OBA.

SOBRE A OBA
A OBA é realizada anualmente pela Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) em parceria com a Agência Espacial Brasileira (AEB) entre alunos de todos os anos do ensino fundamental e médio em todo território nacional.

A OBA tem por objetivos fomentar o interesse dos jovens pela Astronomia, Astronáutica e ciências afins, promover a difusão dos conhecimentos básicos de uma forma lúdica e cooperativa, mobilizando alunos, professores, coordenadores pedagógicos, diretores, pais e escolas.

É importante ressaltar que as provas são compatíveis com os conteúdos abordados pela maioria dos livros didáticos do ensino fundamental e médio, e são constituídas de 7 perguntas sobre Astronomia e 3 perguntas sobre Astronáutica.

As provas abordam conteúdos como a Terra: forma, atmosfera, rotação, polos, equador, pontos cardeais, dia e noite, coordenadas geográficas, estações do ano, marés, solstício, equinócio, zonas térmicas, horário de verão; Lua: fases da Lua, mês e eclipses; Sol: translação da Terra, ano, estações do ano; objetos do Sistema Solar: planetas, satélites, asteroides, cometas, estrelas, galáxias; constelações e reconhecimento do céu; Astronáutica: A Missão Centenário; Aviões; Foguetes; Satélites: O que são e para que servem?; a atmosfera e sua importância para a manutenção da vida na Terra; A Exploração do Sistema Solar por meio de Sondas Espaciais; o homem na Lua; os satélites brasileiros; os foguetes brasileiros; dentre outros temas.

SOBRE AS PROVAS
As provas são corrigidas pelos professores aplicadores das mesmas, seguindo as soluções dos gabaritos publicados pela CO/OBA. Os gabaritos são disponibilizados a partir do dia seguinte ao da aplicação da prova.

Corrigidas as provas, o total de pontos das questões de Astronomia e de Astronáutica devem ser lançados separadamente na extranet da OBA. As provas com as 10 maiores notas devem ser enviadas, pelos correios, à CO/OBA dentro do prazo estipulado pela CO/OBA.

SOBRE A PREMIAÇÃO
São enviados certificados para todos os alunos participantes; aos alunos de maiores notas, são premiados com medalhas entre ouro, prata e bronze.

Todo aluno participante recebe um certificado com seu nome grafado. O professor representante da escola, bem como seus colaboradores e Diretor da Escola receberão um certificado de participação da CO/OBA. Também é enviado um certificado em nome da Escola.

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Educação, parabeniza todos os alunos medalhistas da OBA

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Educação, parabeniza todos os alunos medalhistas da OBA, agradecendo também os professores, coordenadores e diretores das escolas que, com compromisso e responsabilidade, divulgaram a OBA, mobilizaram e orientaram os jovens em seus estudos preparatórios, o que garantiu um excelente desempenho dos estudantes. Parabéns a todos!

Fonte:
Sociedade Astronômica Brasileira – SAB
Agência Espacial Brasileira – AEB
http://www.oba.org.br/site/

Secretaria de Educação de Aquiraz
Telefone: (85) 4062-8090
Ramal: 9040
educacao@aquiraz.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA