A saúde mais perto de você: Mais de 1.000 cirurgias de Catarata, Pterígio e Calázio serão feitas em Aquiraz

Com o passar da idade, os idosos ficam mais predispostos a desenvolverem doenças oculares e as mais comuns são, catarata, pterígio e calázio. As pessoas que desenvolvem uma dessas doenças ficam com a visão nublada, como se olhassem por uma janela embaçada. Essa dificuldade para enxergar pode tornar mais difíceis tarefas como ler, dirigir um carro ou interpretar a expressão das pessoas.

Pensando em solucionar essa importante demanda dos seus cidadãos, o Governo Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Saúde, iniciou na última segunda-feira, 16 de julho, no Hospital Geral Manoel Assunção Pires, as consultas de triagem para a realização das cirurgias. A iniciativa tem como objetivo fazer com que muitos aquirazenses tenham de volta uma vida de qualidade.

O prefeito Edson Sá frisou a importância do projeto. “Um trabalho como esse que garante às pessoas o retorno da visão, é fantástico, essa é só uma das ações voltadas para a área da saúde que estamos realizando, como sempre destaquei, a saúde é umas das prioridades da minha gestão e até o final do meu mandato irei cumprir todas as minhas promessas”, pontuou o prefeito.

Serão realizadas mais de 1.000 (mil) cirurgias e os pacientes que ainda não agendaram sua avaliação, devem procurar a Central de Marcação de Exames, que fica na sede da secretaria de Saúde, localizada na R. Francisco Pórfiro de Castro, 107, Centro de Aquiraz ou agendar através do número 85.98188-0709. A próxima avaliação está marcada para acontecer no dia 7 de agosto, no período da manhã e tarde no Hospital Geral Manoel Assunção Pires.

O que é Catarata?
A catarata é uma patologia ocular comum que afeta boa parte da população em especial idosa, ela consiste no embaçamento da visão devido à progressiva opacidade do cristalino, que é uma membrana que regula a passagem de luz através dos olhos, como uma espécie de lente. Os sintomas são: sensibilidade à luz, visão turva, dificuldade de enxergar em ambientes escuros, problemas para focalizar objetos e perda da capacidade de enxergar cores.

O que é pterígio?
Pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos (também conhecida popularmente como carne no olho), geralmente pertinho do nariz, e partem em direção à córnea. Se não tratado, o pterígio pode causar astigmatismo, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

O que é Calázio?
Calázio é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada.

Mais informações:
Secretaria de Saúde de Aquiraz
Ou através do contato: 85.98188-0709

DEIXE UMA RESPOSTA