Secretaria de Educação promove palestra sobre inclusão para professores e cuidadores de crianças com necessidades especiais.

A Secretaria de Educação, por meio da Coordenação Pedagógica – Núcleo da Educação Inclusiva, promoveu, na última sexta- feira, 15 de fevereiro de 2019, palestra com o psicólogo e psicanalista Helder Pinheiro.

O encontro, realizado na Casa do Saber Justiniano de Serpa, contou com a presença dos professores das salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE e profissionais de apoio (Cuidadores) das escolas públicas municipais. A palestra teve como tema: “Desafios da Inclusão: das vivências às experiências de inclusão escolar.”

O palestrante, senhor Helder Pinheiro, abordou aspectos como:

• Saúde física e mental do professor, cuidador e aluno;
• Cuidados para com as crianças com necessidades especiais;
• Teoria de Freud sobre desenvolvimento humano;
• Papel dos pais e educadores;
• Fases de desenvolvimento da criança: conforto, aprendizado e desenvolvimento;

Falou também sobre a lei 13.146/2015, propôs a elaboração de planos de ação, criação de indicadores, reavaliação de processos educativos e mais capacitações para os profissionais de apoio, com o objetivo de dar maior suporte às ações de inclusão.

SOBRE O ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO

De acordo com o Censo Educacional, no município de Aquiraz, em 2018, atendeu 314 alunos nas 16 salas de Atendimento Educacional Especializado. As salas são dotadas de material pedagógico diferenciado com o objetivo principal de promover o desenvolvimento intelectual e motor dos alunos com necessidades especiais.

SOBRE O NÚCLEO DE ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – NAPE

Localizado em prédio anexo à escola EMEF. Laís Sidrim Targino, o Núcleo de Atendimento Educacional Especializado atendeu 112 jovens e crianças a partir de 04 anos de idade.

Os alunos são atendidos por fonoaudiólogo, terapeuta- ocupacional, psicopedagogo, assistente social e psicólogo.

Fonte: Ministério da Educação – MEC, FNDE – Censo Educacional 2018, Secretaria de Educação de Aquiraz.

Secretaria de Educação de Aquiraz
Telefone: (85) 4062.8090

DEIXE UMA RESPOSTA