Alunos conectados

Pesquisa revela que mais de 11 mil alunos estão conectados com as escolas e seus professores

Os Diretores e Coordenadores das escolas públicas municipais, se reuniram com equipe de técnicos da Secretaria de Educação de Aquiraz, por meio de reunião virtual em que participaram mais de 100 pessoas, na última sexta- feira, 19 de junho de 2020.

A reunião teve por objetivos socializar o Plano de Contingência do Município, apresentar Consolidado da Pesquisa sobre Acompanhamento Pedagógico Remoto, e ainda experiências exitosas e relatos de como o trabalho educacional está sendo desenvolvido com os alunos, pelos professores e núcleo gestor das escolas.

Dentre os assuntos apontados na reunião se destacaram: a importância do acompanhamento das atividades domiciliares para alunos da educação infantil, alunos com deficiências, e aulas e atividades remotas para estudantes do 1º ao 9º ano.

Em suas práticas exitosas, duas escolas relataram o trabalho desenvolvido diariamente e citaram como estratégias:

• Envio de mensagens aos pais e alunos, via aplicativo de mensagem Whatsapp, com o objetivo de elogiar e incentivar o compromisso e dedicação aos estudos;
• Busca ativa dos alunos;
• Reuniões virtuais com professores para troca de ideias e informações sobre o desenvolvimento das turmas;
• Feedback aos professores.

Além dessas informações, na reunião também foi apresentado que, mediante pesquisa realizada com as escolas recentemente, mais de 80% dos alunos da rede estão participando ativamente nos grupos de whatsapp e realizando tarefas propostas, o que representa mais de 11 mil estudantes.

A pesquisa também revelou que aproximadamente 15% dos estudantes não têm acesso a internet, ou não possuem celular/ computador, mas estão realizando atividades por meio de material impresso e livros didáticos disponibilizados pelas escolas.

O desafio agora será consolidar o acompanhamento dos alunos que não conseguem se comunicar com a escola por motivos variados como por exemplo: falta de meios de comunicação como celular, tablet ou computador; falta de acesso à internet; falta de meios de transporte para deslocamento até a escola para adquirir o material impresso, e ainda alunos ou pais/ responsáveis que enfrentam problemas de saúde, dentre outros.

O trabalho das escolas e SME continua. Mesmo com o isolamento domiciliar, professores, coordenadores, gestores e alunos, em parceria com a família, se mantêm dedicados aos estudos.

Fonte: Coordenação Pedagógica da SME.

Mais informações:
Secretaria de Educação de Aquiraz
(85) 4062-8090

DEIXE UMA RESPOSTA