Alunos da escola João Pires Cardoso conquistam premiação no 2º AquizRAZ 2019

Na última quarta- feira, 27 de março, houve a emocionante fase final do Quiz de História e Geografia.
O projeto teve por objetivo principal influenciar os alunos a conhecer a História e a Geografia do município de Aquiraz, utilizando como estratégia o QUIZ – um jogo de perguntas e respostas – que possibilita ao aluno ser sujeito ativo da aprendizagem, tornando-o agente criativo, pensante e questionador, capaz de criar sua própria identidade.
O evento contou com a participação de 22 alunos representando 9 escolas públicas municipais. Os alunos responderam 10 questões objetivas e aqueles que acertaram o mínimo de 80% das questões, foram desafiados a responder a 11ª questão, na modalidade dissertativa.

Para a resolução desta última questão, os alunos tiveram o tempo de dois minutos para relatar o que sabiam sobre a história e influência do Museu Sacro São José de Ribamar para a cultura e turismo do município.
Também estiveram presentes alunos representantes das 9 escolas selecionadas para a etapa final do desafio, além de Professores de História e Geografia, Diretores, Coordenadores, técnicos da Secretaria de Educação e servidores da Casa do Cidadão.

Sobre o Museu
O Museu Sacro São José de Ribamar é pioneiro na Arte Sacra no Ceará e abriga acervo com obras datadas dos séculos XVII, XVIII e XIX, com uma diversidade de imagens de santos e de anjos, objetos das procissões religiosas, parâmetros litúrgicos, missais etc, totalizando cerca de 1.400 peças, muitas de notório valor artístico e cultural, que nos remetem ao barroco colonial cearense.

No prédio que hoje abriga o museu funcionou, em 1742, no primeiro pavimento, a Cadeia Pública. A parte superior do prédio, construída em 1877, com mão-de-obra dos retirantes da seca, destinava-se à Prefeitura e à Casa de Câmara.

O edifício do Museu de Aquiraz foi tombado pelo Governo do Estado do Ceará, através do decreto 16.237, de 30 de novembro de 1983.

Ganhadores
A escola EMEF. João Pires Cardoso, localizada no Camará, se destacou pois os alunos conquistaram a premiação principal, e aluna da escola da Prainha, EMEF. Rita Paula de Brito, obteve o 4º lugar.
Foram vencedores os alunos:
1º lugar: aluna Alícia Maria Pereira Sousa – EMEF. João Pires Cardoso
Prêmio: 01 celular
Professora de História Enelina Saraiva
Prêmio: 01 celular

2º lugar: aluno Lindembergue Oliveira Rodrigues – EMEF. João Pires Cardoso
Prêmio: 01 tablet
Professora de Geografia Carmen Lúcia Silva Lima
Prêmio: 01 tablet

3º lugar: aluno Ítalo Silva Primo – EMEF. João Pires Cardoso
Prêmio: 01 mini caixa de som
Professora de História Enelina Saraiva
Prêmio: 01 mini caixa de som

4º lugar: aluna Maria Kaylane Santos de Castro – EMEF. Rita Paula de Brito
Prêmio: 03 ingressos para o Parque Aquático Beach Park
Professora de História e Geografia Elisângela de Oliveira
Prêmio: 03 ingressos para o Parque Aquático Beach Park

Este ano o desafio contou com a participação de 3.692 alunos das 17 escolas públicas municipais que ofertam turmas de 6º ao 9º ano. Isso corresponde a 86% dos alunos do ensino fundamental II.

O projeto também é meta do Plano Municipal de Educação de Aquiraz que estabeleceu por meio da Lei nº 1.119/2015, as seguintes estratégias na Meta 4:
“4.19 – Aproximar as escolas das manifestações artístico-culturais e esportivas locais e do patrimônio cultural de Aquiraz para desenvolver nos alunos e professores, o sentimento de pertencimento e orgulho de ser aquirazense.
4.20 – Incentivar a participação de alunos em certames e concursos extra- escolares.
4.21 – Criar situações pedagógicas para o amplo desenvolvimento de atividades esportivas e culturais nas escolas.
4.22 – Incentivar práticas pedagógicas inovadoras, a diversidade de métodos e propostas pedagógicas em sala de aula, com preferência para softwares livres e recursos educacionais abertos (REA) que assegurem a melhoria do fluxo escolar, e a aprendizagem.”

Fonte: Lei nº 1.119/2015, Secretaria de Educação de Aquiraz, Prefeitura Municipal.

Secretaria de Educação de Aquiraz
Coordenação Pedagógica do Ensino Fundamental II