Aquiraz comemora o Dia Nacional do Folclore com lançamento do Conselho Municipal de Cultura

A Secretaria Municipal de Cultura realizou dia 22 de agosto, no Largo da Independência, a Solenidade alusiva ao Dia Nacional do Folclore. A programação compõe o Projeto Aquiraz de Todas as Tradições – Festejos do Sertão ao Mar, evento estruturante que objetiva valorizar a Cultura Popular e garantir o acesso à cultura com atividades que se iniciam no Ciclo Junino e se estendem até o mês dedicado ao folclore brasileiro.

Uma noite de confraternização e de reafirmação do compromisso da gestão com o desenvolvimento cultural do município, quando, além do reconhecimento aos esforços dos organizadores dos festejos e quadrilhas juninas, com a entrega de certificados e troféus aos participantes do I Circuito Municipal de Quadrilhas Juninas, o Secretário William Mendonça divulgou a instalação do Conselho Municipal de Cultura.

Criado pela Lei 703/2008, somente agora, por meio do Decreto nº 49, de 22 de agosto de 2017, assinado pelo Prefeito Edson Sá, o Conselho poderá ser instalado e entrar em funcionamento. Nove conselheiros, representando o Poder Público e a Sociedade Civil comporão o colegiado. As Secretarias de Cultura, Educação, Trabalho e Assistência Social, tendo por suplentes as Secretarias de Turismo e Infraestrutura representarão a municipalidade. Já a sociedade, com 06 (seis) conselheiros, terá sua participação por meio de representantes das etnias indígena e quilombola e de ONGs da cidade, a serem eleitos em Assembleia que serão realizadas em até 60 (sessenta) dias.

A solenidade contou com a participação de várias autoridades do município, artistas, produtores culturais e servidores públicos de várias secretarias, além de representantes das Quadrilhas Juninas que disputaram o troféu Aquiraz de Todas as Tradições. A programação artística, aberta com a apresentação dos músicos Jair Dantas e Alex do Acordeom, finalizou-se com a Companhia de Danças Populares – CORDAPES, de Fortaleza, que trouxe uma mostra de danças populares de vários estados brasileiros, culminando na coroação dos Reis de Congo, do Maracatu.

Destacou-se também, como símbolo do folclore local, a tradicional Dança da Caninha Verde, conduzida pelo Mestre Edvar Elias de Oliveira, do Iguape. O momento marcou o compromisso da Secretaria com a retomada da valorização das tradições culturais de Aquiraz, garantindo a reorganização do grupo que há quase 10 (dez) anos não participava de uma programação pública.

O Projeto Aquiraz de Todas as Tradições – Festejos do Sertão ao Mar encerra-se dias 31 de agosto e 1 de setembro, com o Arraial da Cultura Popular na Praça da Matriz, quando quadrilhas, músicos, cantores e bandas se apresentam numa grande homenagem à nossa cultura popular.