Aquiraz de Todas as Tradições – Festejos do Sertão ao Mar

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura, encerra o projeto AQUIRAZ DE TODAS AS TRADIÇÕES – DO SERTÃO AO MAR dias 31 de agosto e 01 de setembro com um grande festejo na Praça da Matriz.

Em agosto, mês do Folclore, tivemos a Lona das Artes instalada na Praça dos Correios, durante dois finais de semana, com apresentações de grupos indígenas, manifestações afro-brasileiras, bandas de forró, espetáculos de teatro, dança e atividades recreativas voltadas ao público infantil. No dia 22, no Largo da Independência, em uma Solenidade alusiva ao Dia Nacional do Folclore, houve a premiação do Circuito Municipal de Quadrilhas e a instalação do Conselho Municipal de Cultura.

O projeto, que teve início com o lançamento do Edital Aquiraz Junino – 2017, será concluído com uma programação durante dois dias no Arraial da Tradição, instalado na Praça da Matriz. Na quinta-feira, dia 31 de agosto, a partir das 19:00h apresentação das quadrilhas “Junina Explosão” e “Beija-Flor”, seguidas dos shows da banda “Forró Real” e “Jair Dantas”. Dia 01 de setembro, sexta-feira, a partir das 19:00h encerram-se as atividades do Aquiraz de Todas as Tradições com apresentação das quadrilhas “Luar das Dunas” e “Zé Testinha”, seguidas dos shows de “Eloísa Morais” e da Banda “Cuzcuz cum Ovo”.

O projeto é uma iniciativa da Secretaria de Cultura de Aquiraz alinhando várias iniciativas para incluir no calendário do município um projeto permanente de valorização das tradições culturais. Uma realização conjunta com as secretarias de Trabalho e Assistência; Turismo; Educação; Juventude, Esporte e Lazer; Meio Ambiente; Saúde; Infraestrutura; Finanças; Administração; Assessorias de Comunicação e Relações Institucionais; Demutran e Guarda Municipal, em parceria com a Tapera das Artes e UNIFOR e apoio da CAGECE.

“O projeto é um marco para cultura popular. A tradição ganhou força e significado para a comunidade. Apresentamos um projeto com diferentes ações contemplando a diversidade e a pluralidade do nosso município. E, sobretudo, construímos uma nova história com um legado para o patrimônio imaterial de Aquiraz.”                                     William Mendonça – Secretário de Cultura