Aquiraz de Todas as Tradições

Idealizado como a integração dos Festejos Juninos, – uma das mais importantes manifestações nordestinas -, com o mês de agosto, – o mês do folclore -, o projeto valoriza a cultura popular e suas expressões mais tradicionais, com uma programação que movimenta a cidade em diversas localidades de todos os distritos do município.

As atividades têm início com o ciclo junino e se estende até as comemorações do Dia Nacional do Folclore, em 22 de agosto. O objetivo é dar visibilidade à identidade cultural de Aquiraz valorizando o Patrimônio Imaterial do município e as personalidades que mantêm vivas as práticas, as festas, os sabores e os saberes tradicionais, destacando-se os aspectos da religiosidade, das festividades populares e do conhecimento ancestral transmitido no convívio intergeracional.

Em 2019, foram 11 Festivais e 9 Quadrilhas incentivadas pelo Edital Junino da Prefeitura Municipal de Aquiraz, além das Festas de São Pedro no Batoque e no Iguape, dentre outras atividades apoiadas pela Secretaria de Cultura, e de outras iniciativas levadas ao público desde junho.

Na Praça da Matriz, na sede, dias 12 e 13 de julho, a população contou com uma grande Festa da Cultura Popular onde quadrilhas e Shows musicais movimentaram as noites com muita diversão e alegria, num ambiente tranquilo e saudável, onde as famílias de Aquiraz puderam ter momentos de lazer e convivência, degustar das comidas típicas e tradicionais do período, reviverem grandes sucessos com as bandas Mastruz com Leite, Balancear, Alex do Acordeon e Jair Dantas, além de se emocionarem com as apresentações das quadrilhas Cangaço Nordestino e Ceará Junina, de Fortaleza, Comadre Mãe Véia, Coração Nordestino e Quadrilha Girassol, de Aquiraz.

Em agosto, a Casa do Capitão Mor é o epicentro do projeto com uma nova exposição que homenageia as tradições de Aquiraz, mostrando nossa cultura popular e celebrando as Rendeiras e Pescadores reconhecidos recentemente como Patrimônio Cultural de Aquiraz, pela Lei Municipal N° 1307/2019, de 04 de julho de 2019.

A exposição será aberta dia 22, Dia Nacional do Folclore, e sua programação prestará uma homenagem aos mestres e mestras da cultura popular reforçando o valor de quem faz com que nossas tradições não sejam esquecidas, daqueles e daquelas que mantêm vivos os nossos tesouros mais antigos.

Além das atividades na Casa do capitão Mor, o Aquiraz de Todas as Tradições também apoiará a realização de festas e eventos ligados ao patrimônio imaterial, como a Festa de Iemanjá, dia 15 de agosto, na Prainha, evento de religiosidade popular que congrega traços das identidades do caboclo da terra, dos raízes afrodescendentes e do branco europeu, com a sincretização de elementos da espiritualidade ameríndia, africana e cristã e profundamente ligada à tradição praieira.

Clique neste link e veja os eventos realizados e apoiados pela Secretaria de Cultura

Aquiraz de Todas as Tradições – Cultura, sim!
Uma nova história para a Primeira Capital porque o Ceará Começa Aqui!