Aquiraz reabre Casa do Capitão Mor e é destaque em todo Ceará

O Governo Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura, realizou a cerimônia de reabertura da Casa do Capitão Mor. O evento aconteceu na última terça-feira, 20, e teve grande repercussão em todo estado.

Situada na rua Capitão Mor, no centro de Aquiraz, encontra-se a casa mais antiga construída na cidade. A edificação, conhecida como Casa Capitão Mor é, na verdade, a Casa dos Ouvidores, construída há cerca de 300 anos. Foi a residência da maior autoridade da capitania durante o século XVIII.

Fechada a cinco anos, a reabertura para visitação, deste importante equipamento histórico cultural, demonstra o compromisso e o respeito da atual gestão do prefeito Edson Sá pela história da Primeira Capital do Ceará.

Segundo o secretário de cultura, William Mendonça, esta é mais uma ação que reforça o compromisso do município com a cultura. “ Mais um compromisso com o patrimônio material e imaterial alcançado. Não só pelo valor histórico, a importância da reforma e reabertura traz outros significados para a comunidade, assim como possibilita a atuação de diversas linguagens artísticas como as artes visuais”, diz o secretário.

O equipamento, além de um acervo permanente, contará com as exposições “Valores do meu lugar” e” Mestres da Cultura”, como parte da programação do XII Encontro Mestres do Mundo. A Casa do Capitão Mor funcionará de segunda a sexta, de 8h às 11h (manhã) e 13h às 17h (tarde). Informações e agendamentos podem ser feitos através do telefone (85) 3361.1838 e e-mail acaocult@aquiraz.ce.gov.br.

Aqui tem história, cultura e muito mais… Aquiraz, Governo Municipal,  Construindo Uma Nova História!

Fotos: Ynara Teixeira