Aquiraz realiza 1ª Conferência de Saúde das Mulheres de Aquiraz

Com o tema “Saúde das Mulheres: Desafios para a Integralidade com Equidade”, o município de Aquiraz promoveu durante toda a manhã de hoje (26), na Casa Paroquial São José de Ribamar, a 1ª Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. O objetivo é propor diretrizes para a Política Municipal, Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde das Mulheres. A realização da Conferência é uma parceria entre o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, Conselho de Mulheres de Aquiraz e o Conselho Municipal de Saúde.
Cerca de 200 participantes, entre usuários, gestores, profissionais e convidados da sociedade civil e entidades ligadas ao movimento de mulheres, estiveram reunidos para discutir e propor ideais nos quatro Eixos Temáticos: O papel do Estado no desenvolvimento socioeconômico e ambiental e seus reflexos na vida e na saúde das mulheres; O mundo do trabalho e suas consequências na vida e na saúde das mulheres; Vulnerabilidades e equidade na vida e na saúde das mulheres; e Políticas públicas para as mulheres e a participação social. A programação da Conferência contou com conferência magna, trabalhos em grupos e aprovação de propostas, além da eleição dos (as) delegados (as) para CESMu.
“Essa é a primeira Conferência de Saúde das Mulheres de Aquiraz, só temos que parabenizar a todos os envolvidos na construção deste momento. Nosso objetivo é oferecer mais qualidade de vida a todos, por isso estamos aqui na Conferência, para incentivar, avançar e aperfeiçoar a política de saúde da mulher no município” ressaltou a secretária de saúde de Aquiraz, Dra. Nerilene Nery.
O momento se faz necessário para ampliar a mobilização e o engajamento das mulheres, dos movimentos sociais de mulheres e de parceiras (os) com a agenda de resistência e de lutas contra qualquer retrocesso, na cultura e na política. E ainda, pela igualdade de gênero e afirmação de políticas públicas permanentes e de enfrentamento à violência contra as mulheres e aos direitos institucionais já garantidos por lei.
Rua Porfiro de Castro, N 07, Alto Alegre
E-mail: saude@aquiraz.ce.gov.br