Ceará Leitor em Aquiraz

De sexta a domingo (14, 15 e 16/07), a Praça das Flores com várias ações voltadas para universo literário, através do CEARÁ LEITOR, como uma livraria adaptada em micro-ônibus – o “Booktruck” – disponibilizado à Câmara Cearense do Livro pelo Sebrae, o público tem oportunidade de adquirir, com preços diferenciados, obras de editoras cearenses de literatura infanto-juvenil e adulta com temas variados: biografia, romance, conto, poesia, ensaio, cordel, quadrinhos, livros de imagens e de arte, entre outros.

O CEARÁ LEITOR também incentiva a formação de Clubes de Leitura por meio de doação de uma cesta livros aos municípios e capacitação de professores, bibliotecários e agentes culturais para a dinamização de acervos literários de bibliotecas públicas e escolares.

As atrações culturais acontecerão na Praça das Flores (Rua Virgílio Coelho, S/N, Aquiraz, Centro), a partir das 14h.

Na livraria do “Booktruck” o leitor encontrará desde clássicos da literatura cearense como José de Alencar, Rachel de Queiroz, Adolfo Caminha, Domingos Olímpio, Franklin Távora, Oliveira Paiva, Moreira Campos, Patativa do Assaré, Natércia Campos e autores de destaque no cenário nacional na atualidade: Lira Neto, Ana Miranda, Socorro Acioli, Tércia Montenegro, Klevisson Viana, Nilton Maciel. Na área da literatura infantil e juvenil a produção editorial é das mais diversificadas: Arievaldo Viana, Rouxinol do Rinaré, Stélio Torquato, Arlene Holanda, Elvira Drummond, Fabiana Guimarães, Flávio Paiva.

Mais:
CEARÁ LEITOR é  um projeto de incentivo à leitura que percorrerá o Estado com ações culturais e formativas, tendo como foco a produção das editoras cearenses e a formação de Clube de Leitores.
Organizado pelo Instituto VIVA BRASIL e realizado pela CÂMARA CEARENSE DO LIVRO, foi viabilizado pelo GOVERNO DO ESTADO DO CEARÁ/SECRETARIA DE CULTURA e tem apoio do SEBRAE.

 
PROGRAMAÇÃO 

DIA 14 – SEXTA
Horário de funcionamento do BOOKTRUCK – 14h às 20h

17h
Apresentação cultural
Abertura oficial do CEARÁ LEITOR pelo Secretário de Cultura

18h
Lançamento do livro AYVUERÊ (Editora Littere) e contação de histórias por Fabiana Guimarães (escritora com cerca de 40 livros publicados em editoras locais e nacionais, foi vencedora de vários concursos literários e atua em projetos educacionais e de incentivo à leitura).

DIA 15 – SÁBADO
Horário de funcionamento do BOOKTRUCK – 9h às 12h e 14h às 20h

16h
POEMOSCÓPIO – oficina interativa de poesia em diálogo com imagens geradas por caleidoscópio com mediação de Arlene Holanda (escritora, designer e produtora cultural, tem mais de 50 livros publicados, 07 deles selecionados por programas do MEC e foi ganhadora de diversos concursos literários em diferentes gêneros).

18h
Lançamento do livro ESCREVER É SONHAR (Editora Imeph) e declamação de cordéis por Antônio Francisco (cordelista e declamador, tem dezenas de folhetos e livros publicados no gênero. Foi vencedor do Prêmio Petrobras de Literatura)

DIA 16 – DOMINGO
Horário de funcionamento do BOOKTRUCK – 10h às 14h

10h30
Apresentação de peça teatral baseada no livro A SEMENTE DA VERDADE – Vânia Rodrigues (atriz, contadora de histórias, pedagoga, foi integrante de grupos teatrais: Vemart, Vivação, Trupe do Riso).

Informações:
Gigi Borges (2890 – JP/CE)
Coord. De Marketing e Relações Públicas – SECULT

DEIXE UMA RESPOSTA