Escolas com turmas de 6º ao 9º ano realizaram adesão ao Programa Escola do Adolescente

Na última quinta- feira, dia 10 de janeiro, os Diretores das escolas públicas municipais de Aquiraz participaram de formação na Casa do Saber Justiniano de Serpa, com o objetivo de concluir a adesão ao Programa Escola do Adolescente.

O “Programa Escola do Adolescente: Formação & Ação” é um Programa do Ministério da Educação em parceria com estados e municípios, destinado às escolas que ofertam os anos finais do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano).

O Programa oferece formação e apoio técnico aos gestores e professores com ferramentas de gestão para a construção de uma escola conectada aos adolescentes e seus contextos.
O propósito é tornar a escola um ambiente mais atrativo para os jovens e efetivo para o aprendizado.

Por meio de metodologias que promovam a aprendizagem, o programa tem como objetivo reduzir a reprovação e o abandono escolar.
O Programa Escola do Adolescente será desenvolvido nas 17 escolas públicas que possuem alunos do 6º ao 9º ano do ensino fundamental, beneficiando mais de 4.000 (quatro mil) alunos em Aquiraz.

O Programa propõe que os adolescentes sejam ouvidos pela escola e que sejam estabelecidos um aprendizado e desenvolvimento próximos de seus interesses e prioridades.

A partir de formações oferecidas aos gestores e professores, pretende-se aprofundar os conhecimentos sobre o universo adolescente, os desafios e as oportunidades para os anos finais do Ensino Fundamental. Em processos de escuta, criação conjunta e experimentação, o Ministério da Educação visa auxiliar a escola na construção de um plano de ação para os desafios dessa etapa.

Para saber mais, acesse: http://adolescente.mec.gov.br/

Fonte: MEC

Secretaria de Educação de Aquiraz