Escolas promovem palestras e rodas de conversa no DIA MUNDIAL DE CONSCIENTIZAÇÃO DO AUTISMO

As escolas municipais de Aquiraz realizaram palestras com professores, gestores, alunos e pais, neste dia 02 de abril, em homenagem ao Dia Mundial do Autismo.

O momento também propiciou rodas de conversa, dinâmicas, apresentação de vídeos educativos, e teve como foco promover a conscientização sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista – TEA, quais são as características, e sobre como lidar com as diferenças.

O Dia Mundial do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas em 2007 com o objetivo principal de incentivar a informação e compreensão sobre este transtorno de desenvolvimento.

Sobre o Autismo

O autismo, também chamado de Transtorno do Espectro Autista, caracteriza-se por alterações significativas de comunicação, de integração social e no comportamento. Autismo é um transtorno global do desenvolvimento marcado por características fundamentais, como:
• Inabilidade para interagir socialmente;
• Dificuldade no domínio da linguagem;
• Comportamento restritivo e repetitivo.

O grau de comprometimento pode ser leve, como acontece por exemplo, na síndrome de Asperger, até formas graves em que o paciente se mostra incapaz de manter qualquer tipo de contato interpessoal e possui comportamento agressivo e retardo ment

Acomete pessoas de todas as classes sociais e etnias. É mais comum em meninos do que em meninas. Os sintomas podem aparecer nos primeiros meses de vida, mas normalmente os sinais ficam evidentes antes de a criança completar três anos de idade.

A Organização Mundial de Saúde – OMS estima que 1% da população mundial tem autismo, e que a sua ocorrência em crianças é mais comum do que a soma dos casos infantis de câncer, diabetes e AIDS juntos.

Sobre Aquiraz

De acordo com o Censo Educacional da rede pública municipal de ensino de Aquiraz, no ano de 2018, do total de 12.981 alunos matriculados, 52 alunos tinham laudo médico constatando autismo; 08 alunos constatando Síndrome de Asperger; 01 aluno com Síndrome de Rett e 06 alunos com Transtorno Desintegrativo da Infância.

O município, em sua rede pública de ensino, também dispõe de salas de Atendimento Educacional Especializado – AEE em 14 escolas. O atendimento é realizado em salas com recursos multifuncionais, em horário contrário ao do ensino regular em que o aluno está matriculado, de 02 a 03 dias na semana. A Secretaria de Educação disponibiliza 41 profissionais de apoio atuando em mais de trinta escolas.

A Secretaria de Educação oferta o AEE também na modalidade Atendimento Ampliado, em que os alunos público da educação especial, que estudam em escola que não possua sala de AEE, são encaminhados para atendimento, no contra-turno, em unidade educacional do município, que tenha sala de Atendimento Educacional Especializado. Garantindo assim o seu direito de receber atendimento de apoio pedagógico complementar.

Já o Núcleo de Atendimento Pedagógico Especializado – NAPE, localizado em prédio anexo à escola EMEF. Laís Sidrim Targino, também atende crianças do município que possuem autismo. Lá são desenvolvidas atividades pedagógicas com profissionais da saúde, educação e assistência social sendo:

• Fonoaudiologia;
• Terapia Ocupacional;
• Psicologia;
• Psicopedagogia;
• Assistência Social.

A Secretaria de Educação, visando capacitar os profissionais de apoio e professores de AEE das escolas, promoveu palestra com a participação de pais, no final de 2018, com o professor Wilson Cândido, cujo tema foi: “Educação Inclusiva e o aluno com Autismo”. Em parceria com o Instituto +STIMULLUS, iniciou em 15 de março de 2019, formações para os profissionais de apoio: cuidadores e professores de AEE das escolas, também ministrada pelo professor Wilson Cândido, cujo tema é: “Educação Inclusiva e o papel do Profissional de Apoio”.

Ainda sobre esta temática do autismo, está prevista para acontecer na próxima segunda- feira, dia 08 de abril, às 14 horas, na Casa do Saber, palestra com Daniela Pinto Botelho, cujo tema será: “Autismo: inclusão Escolar”.

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, agradece e reconhece o compromisso e trabalho dos educadores, com relação às questões de combate a preconceitos, disseminação de informações que possam orientar e esclarecer pais, alunos e comunidade escolar, dando maior visibilidade aos autistas.

Fonte: drauziovarella.uol.com.br; cartilha dos Direitos da Pessoa com Autismo, Secretaria Municipal de Educação.

Para Mais Informações
Secretaria de Educação de Aquiraz