Festa de São Sebastião, copadroeiro de Aquiraz, começa nesta quinta (11)

A paróquia são José de Ribarmar realiza a partir de hoje (11), uma das maiores e tradicionais festas religiosas do estado: a do copadroeiro de Aquiraz, São Sebastião. O evento vai até dia 21/01 e tem o apoio da Prefeitura Municipal de Aquiraz através das Secretarias de Cultura, Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos, Turismo e do Departamento Municipal de Trânsito – DEMUTRAN.

Com duração de dez dias, a festa inicia com procissão e hasteamento da bandeira às 18h, na Praça da Igreja Matriz, seguindo com Novenas e Missas diárias a partir das 18h30. E, no dia 21/01, tem a grande procissão de São Sebastião percorrendo as principais ruas do Centro, encerrando as comemorações com missa na sequência.

Além das tradicionais barracas de comidas típicas, o parque de diversão, leilões e a área de convívio social prometem proporcionar momentos de integração das famílias e também atrair fieis e turistas de outros municípios Ceará.

Para o secretário de cultura, William Mendonça, “a manifestação religiosa é uma oportunidade importante para renovar a fé, socializar a comunidade e fortalecer a nossa identidade cultural”.

Em parceria com a Secretaria de Cultura, a festividade também conta com uma programação cultural com shows de Orquestra de sopro Ipê (11, 13, 20 e 21/01), Alex do Acordeom (15/01), Fabiano e Banda (16/01) e Lord Metal (18/01).

Dia do Ceará
No dia 17/01, será comemorado o Dia do Ceará, em parceria com o Governo do Estado do Ceará, através da Secretaria de Cultura e Casa Civil.
Confira a programação:
20h – CERIMONIAL DIA DO CEARÁ
20h30min – GRUPO MUSICAL DA TAPERA DAS ARTES
20h50min – CANINHA VERDE
21h10min – BANDA DE FANFARRA FRS PERCUSSÃO DO BATOQUE
21h30min – SHOW DO CANTOR JURUVIARA

Histórico
A Festa de São Sebastião, copadroeiro do município de Aquiraz, remonta a priscas eras, muito embora ainda não se tenha encontrado nenhum registro seu no período colonial, ao revés, a então Vila de São José de Ribamar, no século XVIII, professava suas devoções sobretudo ao padroeiro São José e à Santana, a qual ocupava lugar de destaque na Matriz e hoje demora em nosso Museu Sacro.

Tais circunstâncias leva-nos a crer que às honras ao Mártir de Milão, tímidas em seu início, consolidaram-se na segunda metade do Sec. XIX, quando o município e localidades próximas sucumbiram à fatídica epidemia de Colera Morbus, que ceifou inúmeras vidas, agrilhoando à população a funesto quadro de sofrimento nunca dantes visto.
Nos albores de tal cenário de desesperança e aflição, o culto ao São Sebastião, que desde o Sec. VI está associado à proteção contra a peste, entronizou-se sob o baldaquino da fé do povo aquirazense, o qual todos os anos concorre com sua presença e dádivas às comemorações que já se tornaram marca registrada de sua efusiva religiosidade.

SERVIÇO:
Festa de São Sebastião, copadroeiro de Aquiraz
(Procissões, Novenas, Missas, Área de Convívio Social, Barracas de Comidas Típicas, Parque de Diversão, Leilões e Programação Cultural com Shows)
Quando: de 11 a 21/01
Local: Praça Cônego Araripe (Praça da Matriz)

Informações:
Coord. De Marketing e Relações Públicas – SECULT