Festa do Marco Vivo da etnia Jenipapo -Kanidé é celebrada nesta terça-feira, 9.

Desde 1997, a etnia Jenipapo-Kanindé realiza a Festa do Marco Vivo de Yburana. O ritual teve início quando um grupo de lideranças, tendo à frente a Cacique Pequena, convidou os parentes Tapeba, Pitaguary e Tremembé para uma celebração espiritual da natureza.
Todo mês de abril, o Marco Vivo reúne povos indígenas em orações, cantos e danças, um encontro com seus ancestrais e o pai Tupã. O ritual, ecológico e sustentável, é um momento de reafirmação e intercâmbio de identidades indígenas, buscando reconhecer o território e a cultura material e imaterial.

Durante a festa, acontece o Toré, ritual de espiritualidade indígena manifestado em danças e cantos, um dos elementos de cultura mais atuantes no sentido de fortalecer os laços de ancestralidade da comunidade, importante também para orientação e articulação política.

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Cultura apoiou o evento, e desde já parabeniza a Tribo Jenipapo-Kanidé por este marco. O ritual de plantar um tronco de imburana no chão como em todos os anos, novamente foi realizado. Os índios dançaram o toré ao redor da imburana para celebrar as lutas e conquistas. A árvore simboliza o marco vivo da delimitação de terras dos Jenipapo-Kanindé.

Aqui tem tradição, aqui tem cultura, aqui é Aquiraz. Governo Municipal de Aquiraz, Construindo Uma Nova História!

Fotos: Hélio Rui