Formaturas marcam o encerramento das atividades do PROERD

Desenvolvido com alunos da rede municipal, o programa tem por objetivo prevenir o uso de drogas entre crianças e adolescentes.
Aconteceu na última quarta-feira (14), na EMEF Laís Sidrim Targino o encerramento das atividades do Programa Educacional de Resistência às Drogas e a Violência (PROERD). O programa desenvolvido pela Polícia Militar, que contou com a parceria da Secretaria de educação, certificou aproximadamente 500 alunos, das 19 turmas que foram criadas na rede pública municipal de ensino.
O PROERD tem como objetivo envolver a polícia, a escola, a família e a comunidade na problemática das drogas e da violência, desenvolvendo uma ação pedagógica de prevenção ao uso de drogas e à prática da violência nas escolas, bem como o espírito de solidariedade, de cidadania e de comunidade. Além da presença da Secretária de Educação de Aquiraz Lúcia Veras e da Secretária Executiva Aurila Maia, estiveram presentes na cerimônia a Policia Militar, diretores das escolas, professores, pais e a população em geral.
Sempre muito aplaudido pelos alunos, o facilitador do curso nas escolas, Cabo Leandro, emocionou-se com o carinho que recebeu de seus alunos no encerramento do programa.
“Nosso objetivo principal é ensinar as crianças como se manter longe das drogas, como agir em caso de ofertas e como eles devem atuar nesses momentos. É com o coração cheio de alegria que encerramos essa etapa, pois conseguimos observar mudanças nas crianças que já participaram do projeto há algum tempo e continuam com o compromisso de dizer não as drogas”, declarou.
A secretária de Educação Lúcia Veras também comentou sobre a importância do programa. “O PROERD é de extrema importância para nossas crianças, pois aprendem o que as drogas podem causar nas pessoas, a reconhecer as pressões que poderão lhe influenciar a experimentar  e estratégias para resistir ao oferecimento delas”, afirmou.
O evento contou ainda com concurso de redação e entrega de premiações para os alunos que se destacaram durante todo o curso. A vencedora da melhor redação Débora Sousa Tavares, aluna do 4º ano C da EMEF Laís Sidrim Targino, emocionou a todos com a leitura de sua redação, cujo título era, “O que aprendi com o PROERD”.
Parabéns Débora, por todo esforço e dedicação!
Contato: 4062-8090 ramal 9035
E-mail: educacao@aquiraz.ce.gov.br