Governo Municipal de Aquiraz promove IX Conferência de Assistência Social e apresenta avanços na área.

Foto por Ynara Teixeira

Aquiraz apresentou nos últimos meses importantes avanços na restruturação da política de Assistência Social, tanto na qualidade dos serviços oferecidos à população quanto na ampliação dos programas sociais. Esse quadro, baseado em números e realizações, foi apresentado pela Secretaria de Assistência Social aos participantes da 9ª Conferência Municipal de Assistência Social.

A conferência, com debates e deliberações, ocorreu nesta sexta-feira (28), no Hotel Jangadeiro, na Praia do Presídio, em Aquiraz. A programação, que se estendeu pelo dia inteiro, reuniu 200 participantes, entre representantes da sociedade civil, entidades socioassistenciais, usuários, servidores, conselhos e entidades governamentais e não governamentais. O evento também contou a presença do Secretário do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado, Josbertino Clementino, da Secretária Adjunta do Trabalho e Desenvolvimento Social do Estado e conferencista magna, Mª Luciene Moreira Rolim, do Assessor de Relações Políticas e Institucionais, Jair Silva (na ocasião, representando o Prefeito Municipal de Aquiraz, Edson Sá), da Secretária do Trabalho e Assistência Social Denise Aguiar, do Líder do Governo Municipal, o vereador Aírton Assunção, da Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Agladja Loureiro e da Presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Lúcia Elisabeth Moura.

O evento foi promovido pelo Governo Municipal, através da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, em parceria com Conselho Municipal de Assistência Social e teve por tema “Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS)”. A finalidade foi analisar, propor e deliberar, com base na avaliação local, as diretrizes para gestão e financiamento do SUAS. “A principal característica deste evento é construir políticas públicas no âmbito municipal para garantir direitos e fortalecimento do SUAS”, destacou Denise Aguiar, secretária do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz.

Na ocasião, os participantes fizeram a leitura do regime interno, explanaram suas reivindicações, debateram diretrizes e propostas, como também se dividiram em grupos para discutirem os quatro eixos temáticos (proteção social, gestão democrática, acesso às seguranças socioassistenciais e legislação). Os pontos nortearam a conferência para a elaboração do relatório final e os grupos também elegeram os delegados que irão representar o munícipio na Conferência Estadual de Assistência Social.

Secretaria do Trabalho e Assistência Social

Contato: 4062.8090

E-mail: assistenciasocial@aquiraz.ce.gov.br]

Endereço: Av. Nossa Senhora de Lurdes, sn, Centro – Aquiraz.