Governo Municipal de Aquiraz realiza audiência pública sobre o Plano Municipal de Saneamento Básico – PMSB.

Foto de Ynara Teixeira

Com a participação do prefeito municipal, Edson Sá, do presidente da Cagece, Neuri Freitas, do secretário de Meio Ambiente, Giliardo Sampaio, vereadores, sociedade civil organizada e membros da comunidade, o Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos realizou, na manhã da última segunda-feira (30), na Câmara Municipal, a audiência pública do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB).

Abastecimento de água e esgotamento sanitário foram alguns eixos debatidos durante a audiência pública para construção do Plano Municipal de Saneamento Básico para os próximos 20 anos. Somente com PMSB aprovado é que a Cagece poderá apresentar um plano de investimentos para a cidade.

Foto de Ynara Teixeira

“O objetivo da audiência foi apresentar a metodologia de trabalho e os quatro pilares do plano: Abastecimento de água, esgotamento sanitário, galerias pluviais e resíduos sólidos. O Plano Municipal de Saneamento de uma cidade não pode ser construído sem a participação das pessoas que fazem parte desta cidade. Por isto, estamos organizando esta audiência pública e chamando a comunidade a participar da construção deste planejamento para a organização do nosso município. É uma organização a longo prazo, mas que precisa da inserção de todos para a construção de uma cidade cada vez melhor”, ressaltou o secretário municipal de Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídrico, Giliardo Monteiro Sampaio.

O Plano Municipal de Saneamento Básico é um instrumento de desenvolvimento do município na área do saneamento. O plano auxilia na melhoria da gestão dos municípios e impacta diretamente na qualidade de vida da população, que terá acesso a melhores condições sanitárias e ambientais.

Foto de Ynara Teixeira

O PMSB engloba o conjunto de serviços, infraestruturas e instalações de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos e drenagem urbana e manejo de águas pluviais. Das quatro atividades de saneamento básico que compõem o plano, a Cagece atua em abastecimento de água potável e esgotamento sanitário. Já limpeza urbana, drenagem e manejo de águas pluviais competem à prefeitura. A elaboração do plano pelos municípios é obrigatória, conforme a Lei nº 11.445/2007.

Foto de Ynara Teixeira

Secretaria de Meio Ambiente, Urbanismo, Desenvolvimento Agrário e Recursos Hídricos.
Contato: 4062.8090
Email: diretoriaseamp@gmail.com