Governo Municipal de Aquiraz realiza caminhada em alusão ao Outubro Rosa

Durante o mês de outubro, é realizada a Campanha Outubro Rosa, um movimento mundial que incentiva a participação da população em ações contra o câncer de mama. O nome refere-se à cor do laço que simboliza o movimento. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca), No Brasil, segundo levantamento do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 60 mil casos da neoplasia devem ser registrados este ano, sendo o tumor mais incidente entre mulheres, depois do câncer de pele.

Mundialmente, o câncer de mama afeta mais de 2 milhões de pessoas por ano e é o quinto que mais mata. Devemos destacar três pilares estratégicos que precisam ser observados no controle da doença: a prevenção primária (como reduzir o risco), diagnóstico precoce (identificar sinais e sintomas da doença e observar o próprio corpo) e a mamografia (para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização do exame a cada dois anos).

Reforçando a bandeira da causa, o Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou na manhã desta sexta-feira (25), a Caminhada do Outubro Rosa, com o tema: “Toque o Coração”.
Com o objetivo de conscientizar e orientar sobre a importância do diagnóstico precoce, prevenção e tratamento da doença, o Prefeito Edson Sá, juntamente com a secretária de Saúde Nerilene Nery e centenas de mulheres, caminharam nas principais ruas do Centro da cidade.

O prefeito que também participou da caminhada destacou a importância do envolvimento da população com a prevenção. “É muito bom participar e ver de perto um movimento como este. Até a próxima terça-feira o caminhão Amigo do Peito estará na Praça da Matriz e nosso objetivo é finalizar o ano de 2019 com mais de mil exames de mamografias realizados nas mulheres do nosso município. Parabéns aos organizadores e a todos que tiraram um momento para se envolver nesta causa”, finalizou o prefeito.

Na ocasião, a secretária de saúde relembrou da necessidade de atenção sobre a doença. “As mulheres precisam estar atentas ao seu corpo e ao sinal de qualquer tipo de alteração. É claro que somente o autoexame não basta e não substitui o exame clínico realizado pelo médico ou a mamografia, por isso trouxemos o caminhão Amigo do Peito, para facilitar o exame a todos as mulheres que estão dentro da faixa etária. Agradeço ao prefeito Edson Sá por abraçar junto conosco essa causa”, pontuou Nerilene Nery.

O caminhão Amigo do Peito estará na Praça da Matriz até terça-feira (29), realizando exames de mamografia, inclusive no domingo, em mulheres de 50 a 69 anos, com cópias do RG, Cartão do SUS e comprovante de endereço.

Cuidado com a saúde da mulher? Aqui tem!
Governo Municipal de Aquiraz, Construindo Uma Nova História!