Motoristas do transporte escolar de Aquiraz participam de capacitação

O Governo Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Educação, realizou em parceria com o SEST SENAT, capacitação com os 17 motoristas de Transporte Escolar da rede municipal de educação.

Todos os motoristas de transporte escolar municipal de Aquiraz, participaram do Curso de Atualização para Condutores de Veículos de Transporte Escolar, realizado nos dias 27 e 28 de julho, no auditório da Secretaria de Educação.

O curso, ministrado pelo professor Sinval Israel do Nascimento, foi apresentado em quatro módulos:

1 – Legislação de Trânsito;

2 – Direção Defensiva

3 – Noções de primeiros socorros, respeito ao meio ambiente e convívio social;

4 – Relacionamento Interpessoal

Foram abordados assuntos como Código de Trânsito Brasileiro, Infrações de trânsito e suas penalidades, Legislação específica sobre o transporte escolar, Responsabilidades do condutor, Como evitar acidentes, Cuidados com os estudantes, Primeiros Socorros, Manutenção preventiva, Principais dificuldades, Situações de emergência com os estudantes, Cuidados especiais e atenção com os escolares, dentre outros.

Foram apresentadas dicas, conceitos e soluções práticas para ajudar os motoristas a resolver os problemas encontrados no dia a dia.

Sobre o SEST SENAT

O Serviço Social do Transporte (SEST) e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SENAT) são entidades civis, sem fins lucrativos. Elas foram criadas em 1993, pela Lei 8.706, a partir de um processo de conscientização do setor e de entidades sindicais.

​As entidades atuam na formação e qualificação de profissionais para o mercado, aptos às novas tecnologias e às complexas formas de trabalho. Para a preparação, a promoção do emprego e renda e, acima de tudo, o sucesso profissional dos trabalhadores, as entidades oferecem cursos e serviços especializados, garantindo maior capacitação e acesso ao mercado de trabalho.

O SEST SENAT oferece programa educacional voltado à valorização cidadã, desenvolvimento profissional, qualidade de vida e a empregabilidade do trabalhador do transporte por meio de diversos cursos que são desenvolvidos em todo o Brasil.

Sobre o PNATE

O Programa Nacional de Apoio ao Transporte do Escolar (PNATE) consiste na transferência automática de recursos financeiros para custear despesas com manutenção, seguros, licenciamento, impostos e taxas, combustível e lubrificantes do veículo utilizado para o transporte de alunos residentes em área rural.

Em Aquiraz, mais de cinco mil alunos utilizam transporte escolar para se deslocar até as escolas públicas municipais. Com essa responsabilidade, consideramos de grande importância o trabalho desempenhado pelos motoristas que também são educadores.

Fonte: Secretaria Municipal de Educação de Aquiraz, SEST SENAT, e FNDE.

Para mais informações:
Coordenadoria de Transporte Escolar