Município de Aquiraz sedia Capacitação de supervisores de 17 municípios do Ceará que implantarão o Programa Criança Feliz

A Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social do estado, em parceria com a Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz, capacitaram durante três dias supervisores do Programa Criança Feliz. O município de Aquiraz foi escolhido para sediar a capacitação dos profissionais que estarão a frente do programa. O treinamento teve inicio na última segunda-feira (30), estendendo-se até o dia 1º de dezembro, no auditório do DEMUTRAN.  As aulas foram ministradas pelas Multiplicadoras do STDS Ana Murta e Zeleide Araújo.

Dentre os temas abordados nas qualificações estão a Importância da Primeira Infância no Desenvolvimento da Criança, o Programa Criança Feliz, o Papel do SUAS, o Território e as Políticas Públicas, Visita Domiciliar das crianças de 0 a 3 anos, o método Cuidados para o Desenvolvimento da Criança – CDC Workshop, Visita Domiciliar (prática) e Planejamento e Realização da Visita Domiciliar.

Participaram da qualificação representantes dos municípios de: Aquiraz, Cascavel, Caucaia, Chorozinho, Eusébio, Guaiúba, Horizonte, Itaitinga, Maracanaú, Maranguape, Pacatuba, Paracurú, Paraipaba, Pindoretama, São Gonçalo do Amarante e São Luíz do Curu.

Principais ações

Ao final do processo de treinamento das equipes municipais, terão início às visitas domiciliares às famílias, principais pilares do Programa junto das ações intersetoriais. Os visitadores orientarão as famílias sobre cuidados essenciais durante os primeiros anos de vida e avaliarão o ambiente familiar no geral, identificando fatores capazes de comprometer o desenvolvimento integral da criança. A ação estabelecerá um vínculo entre famílias e serviços de assistência social, saúde, educação, cultura e defesa de direitos humanos, já disponibilizados pela União, pelos Estados e pelos municípios.

O Programa Criança Feliz está sendo implementado em parceria com Estados e municípios. As visitas domiciliares serão realizadas por equipes municipais, devidamente capacitadas pelas equipes estaduais. O Governo Federal é responsável por disseminar a metodologia, estabelecer as diretrizes gerais e os protocolos nacionais e financiar essas ações.

Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Contato: 4062.8090