Música, arte e amor marcam dia “D” da Campanha de Vacinação contra a Pólio e o Sarampo em Aquiraz

O Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, realizou no último sábado, 18 de agosto, o Dia D da campanha de vacinação contra a Pólio e o Sarampo. A mobilização aconteceu em todas as unidades básicas de saúde do município durante todo o dia.

Os pais e responsáveis pelas crianças a partir de um ano e menores de cinco, ouviram o chamado da rede de saúde e levaram seus pequenos para receber imunização. Nossos “super corajosos” além de saírem imunes, se divertiram com a programação montada pela Secretaria Municipal de Saúde. A programação aconteceu em todas as unidades de saúde e contou com brincadeiras, contação de histórias, cantinho para pinturas, distribuição de brindes e a visita do famoso Zé Gotinha. Apresentações musicais também marcaram a campanha, em parceria com a Secretaria de Cultura, grupos musicais da Tapera das Artes e Sons da Vila recepcionaram nossos super corajosos, mostrando que música, arte e saúde, podem caminhar juntos.

Durante todo o dia, a secretária de Saúde de Aquiraz, Nerilene Nery, visitou as unidades de atendimento, dando boas vindas e agradecendo a todos os envolvidos e destacando a importância da imunização. “Foi tudo lindo, um verdadeiro transbordar de amor, vê as crianças chorando para não irem embora foi recompensador. Agradeço toda minha equipe pela dedicação, pela entrega, nada seria possível sem eles, agradeço a secretaria de Cultura, em nome do secretário Willian Mendonça pela parceria, por envolver arte, música e brilho, em um dia tão importante não só para nosso município, mas, para nosso estado, nosso país. Hoje meu sentimento é de gratidão, gratidão pela oportunidade de levar as nossas crianças, saúde com alegria e amor. É necessário lembrar aos pais e responsáveis que a campanha não terminou, ela continua até o dia 31 de agosto, não deixem de levar as crianças as unidades básicas de saúde para a vacinação, com o sarampo e a poliomielite não se brinca”, alertou a secretária.

Rafaela Rocha, responsável pela coordenação de imunização do município, informa que todas as unidades de saúde estão abastecidas com a vacina contra poliomielite e contra o sarampo para atender até o final da campanha. “Nossa meta é vacinar 4.415 crianças de um ano a menores de cinco. Já alcançamos a cobertura de 77,62% (3.427 doses aplicadas) contra a poliomielite e 76,24% (3.366 doses aplicadas) contra o Sarampo. Temos que atingir a cobertura de 95% e assim, manter nosso município livre da pólio e impedir que o sarampo volte a circular. Então, convocamos todos os pais e responsáveis de crianças maiores de um ano e menores de cinco, que não puderam comparecer em nossas unidades no dia D, para que levem suas crianças até do dia 31 de agosto na unidade básica de saúde mais próxima de você, com o cartão de vacinação para que sejam feitas as atualizações necessária. Fazer a cobertura vacinal em toda a cidade é a garantia que a doença não vai aparecer. É de suma importância que os pais ou responsáveis levem as crianças aos postos de saúde. Do mesmo modo que manter as demais vacinas em dia”, pontuou a coordenadora.

Sarampo
A doença infecciosa aguda, de natureza viral, grave, é transmitida pela fala, tosse e o espirro, e extremamente contagiosa, mas pode ser prevenida pela vacina. Pode ser contraída por pessoas de qualquer idade. As complicações infecciosas contribuem para a gravidade do quadro, particularmente em crianças desnutridas e menores de 1 ano.

Pólio
Causada por um vírus que vive no intestino, o poliovírus, a poliomielite geralmente atinge crianças com menos de 4 anos de idade, mas também pode contaminar adultos. A maior parte das infecções apresenta poucos sintomas, e há semelhanças com infecções respiratórias – como febre e dor de garganta – e gastrointestinais – como náusea, vômito e prisão de ventre.
Cerca de 1% dos infectados pelo vírus desenvolve a forma paralítica da doença, que pode causar sequelas permanentes, insuficiência respiratória e, em alguns casos, levar à morte.

Prevenção
A vacinação contra o sarampo é a única maneira de prevenir a doença

Mais informações
Secretaria de Saúde
Contato: 4062.8090
Email: saude@aquiraz.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA