RSSYoutubeTwitter Facebook
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

NOTÍCIAS

  16/09/2013 

SAIU NA IMPRENSA: Aquiraz passa para o livro dos recordes

O RankBrasil, empresa que atua no País registrando exclusivamente recordes brasileiros, desembarca no Ceará nesta sexta-feira, 13, para fazer a homologação do recorde de uma renda em bilro com um quilômetro de comprimento, confeccionada por rendeiras de Aquiraz, na Região Metropolitana de Fortaleza; será avaliada ainda uma rapadura com cerca de 5,2 toneladas, produzida em Pindoretama, a 49,3 km de Fortaleza.

A renda de bilro, técnica que utiliza linha em espinhos de mandacaru sobre uma almofada de palha de bananeira, ficou pronta depois de sete anos e oito meses de trabalho de 40 mulheres do Centro das Rendeiras do município, localizado a 32,3 km da Capital. A ideia de confeccionar a obra nasceu com o intuito de divulgar o artesanato local.

O artesanato é uma fonte importante de faturamento para o município, que recebe mais de 400 turistas por dia durante a alta temporada. Além das rendas de bilro, no Centro das Rendeiras é vendido também renascença, bordados em ponto cruz, redes de dormir, roupas e iguarias.

Já em Pindoretama, produtores pretendem entrar para o livro dos recordes com uma rapadura de aproximadamente 2 m de largura por 3,85 m de comprimento, com 35 cm de espessura. Para a produção da iguaria, serão necessários em torno de 30 toneladas de cana, dois mil quilos de açúcar e três mil litros de mel. Ao todo, serão três dias de produção no Complexo Tradição. Além das seis pessoas encerregadas do trabalho, alunos de escolas públicas da região e visitantes participam do preparo do alimento, prato típico da cidade.


Serviço:
A renda de bilro gigante fica em exposição no Complexo Artesanal de Aquiraz, no km 32 da rodovia CE 040. O horário para visitação é das 7 às 17 horas.

A rapadura ficará exposta no Complexo Tradição, no km 48 da CE 040, no Sítio São José, em Pindoretama, neste fim de semana. O engenho é aberto à visitação.
 

Redação O POVO Online
Foto:-EDIMAR SOARES
 
 
Última atualização: 16/09/2013 às 11:26:29
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

Rua Francisco Câmara, 332, Centro
Aquiraz-CE - CEP 61700-00
www.igenio.com.br