Prefeito Edson Sá e Secretária de Educação Lúcia Veras reinauguram Casa do Saber Justiniano de Serpa

Casa do Saber Justiniano de Serpa é um espaço de aprendizagem a serviço dos alunos e professores do município de Aquiraz.

Na manhã desta terça-feira, 27, o Governo Municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Educação, reinaugurou a Casa do Saber Justiniano de Serpa. Um espaço de aprendizagem para alunos e professores do município, a Casa do Saber Justiniano de Serpa foi construída na primeira gestão do prefeito Edson Sá e a partir de hoje, volta a realizar suas atividades.
A reinauguração contou com a presença do prefeito municipal, Edson Sá, da secretária de educação Lúcia Veras, secretários municipais, parlamentares, representados pelo presidente da Câmara Municipal, Josimar de Castro, diretores, coordenadores, supervisores, professores, alunos e pais.

Por meio da Formação Continuada, os professores, os diretores, e coordenadores das escolas, tornam-se mais capacitados para trabalhar os aspectos pedagógicos e, para além deles, propor estratégias com finalidade de sanar as dificuldades e instalar mudanças significativas em toda comunidade escolar.

Em harmonia com as concepções contemporâneas da Educação, a Secretaria municipal de Educação de Aquiraz, busca promover mudanças significativas nos estudantes, melhorando os indicadores de aprendizagem, de modo a favorecer o desenvolvimento integral do aluno na sociedade, por meio de uma visão mais participativa, crítica e reflexiva, capacitando-o a utilizar seus conhecimentos em prol da construção de uma sociedade mais justa e consciente.

A Secretaria de Educação iniciou no ano de 2017, e vem desenvolvendo ao longo deste ano, os seguintes projetos: Os Valores na Educação Infantil, Ondas da Leitura, Luz do Saber, Soletraquiraz, Combatendo a Violência nas Escolas, PROERD, Novo Mais Educação, Todos na Escola, Busca Ativa, PETECA, Caravana Literária, e outros, focados na melhoria da qualidade da educação de Aquiraz.

Outras iniciativas da Formação Continuada desenvolvida pela coordenação pedagógica da Secretaria de Educação, ocorrem, de maneira mais especifica, nas diferentes disciplinas e etapas da educação infantil, do Ensino Fundamental I e II. A formação Continuada torna-se uma ferramenta fundamental e indispensável capaz de contribuir para o aprimoramento do trabalho docente, fortalecendo vínculos entre professores e os saberes científicos-pedagógicos. Também, favorece a criação de novos ambientes de aprendizagem, que conduzem docentes e discentes em direção a práticas pedagógicas capazes de ressignificar a aprendizagem e habilitar os estudantes a elaborar e desenvolver projetos que redimensionarão sua escolaridade e o papel destes na sociedade.
A Casa do Saber Justiniano de Serpa mantém em sua estrutura salas de aula homenageando as professoras Alda Façanha, Aldeniza Cesário e Raimunda Nogueira, que muito se dedicaram a educação deste munipio.

“Para elas, educar era uma missão de vida. Tarefa diária realizada com carinho, esmero e acima de tudo, com a compreensão e paciência”, pontou a secretária de Educação, Lúcia Veras.

O prefeito Edson Sá, aproveitou a oportunidade para anunciar que o fardamento escolar será entregue ainda no mês de dezembro e que a demora se deu por conta do processo administrativo e legal que deve ser respeitado. “Estou feliz com a administração que venho fazendo, ainda falta pouco mais de um mês para completarmos dois anos de mandato e já estamos em segundo lugar como o município que mais pavimentou ruas em todo estado. Sem dúvida, trabalharei para entregar um Aquiraz completamente mudado para todos os aquirazenses, esse é o meu compromisso”, finalizou o prefeito.

A Casa do Saber Justiniano de Serpa é mais um equipamento que vem para mostrar o compromisso da atual gestão do prefeito Edson Sá com a educação e com toda população de Aquiraz.
Aqui tem incentivo à educação e muito mais… Aquiraz, Governo Municipal, Construindo Uma Nova História!

Justiniano de Serpa
“De origem humilde, nasceu no dia 06 de janeiro de 1852, em Aquiraz, trabalhou desde cedo juntamente com seu pai, Manuel da Costa Marçal. Transferindo-se para Fortaleza, começou a atuar como jornalista. Bacharelou-se em Direito na Faculdade de Direito do Recife, em 1888, quando já era conhecido na vida política e intelectual local. Foi um dos mais fervorosos adeptos da abolição da escravatura no Ceará, seja como político, seja como jornalista.
Nessa atividade,chegou a redator do jornal A Constituição, órgão do Partido Conservador Cearense. Participou do Centro Literário e foi um dos fundadores da Academia Cearense de Letras, do qual é patrono da 22ª (vigésima segunda) cadeira e, em 1922, foi o responsável pela sua reorganização. Autor de diversas obras do campo do Direito, de ensaios e poesia. Destacam-se Oscilações (1883), O Nosso Meio Literário (1896) e Questões de Direito e Legislação (1920). Sua obra poética, ligada ao movimento abolicionista, do qual foi um dos mais ativos participantes. ”
Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Justiniano_de_Serpa#Biografia