Prefeito Edson Sá visita Hospital Municipal e verifica andamento de cirurgias de catarata, pterígio e calázio.

O prefeito de Aquiraz, Edson Sá, visitou nesta segunda-feira (30), o Hospital Municipal para verificar in loco o andamento das cirurgias de catarata, pterígio e calázio oferecidas pelo Governo Municipal de Aquiraz. Na ocasião, Edson Sá ainda conversou com pacientes e constatou a qualidade do serviço oferecido à população.

“O que impressiona é a felicidade e a satisfação das pessoas em poder recuperar a plenitude de sua visão”, afirmou o prefeito. “Enxergar é uma das principais portas de contato com o mundo e assegurar a visão é garantir melhorias na saúde e na autoestima desses pacientes, farei o que for necessário, para suprir a demanda de todos os munícipes que necessitam de um desses procedimentos, não ficará ninguém de fora”, ressaltou o prefeito.

Durante a visita, o prefeito Edson Sá, teve a oportunidade de conversar com pessoas que acabaram de fazer a intervenção. Lúcia da Silva Leitão, moradora do Picão, era uma. “Não tenho do que reclamar, só agradecer. Cheguei aqui e fui muito bem atendida e operada rapidamente. A equipe é maravilhosa e o médico me tratou muito bem. Depois da recuperação vou poder enxergar bem de novo”, declarou radiante a paciente.

São realizadas cerca de 50 cirurgias por dia, 25 no período da manhã e 25 no período da tarde.

As próximas cirurgias já têm data marcada para acontecer, dias 6 e 13 de agosto um novo grupo de pacientes realizarão o procedimento.
Atenção, os pacientes que ainda não agendaram sua avaliação, devem procurar a Central de Marcação de Exames, na sede da secretaria de Saúde, localizada na R. Francisco Pórfiro de Castro, 107, Centro de Aquiraz ou agendar através do número 85.98188-0709. A próxima avaliação está marcada para acontecer no dia 7 de agosto, durante todo o dia no CEM – Centro de Especialidades Médicas, localizado em frente ao Hospital Municipal Manoel Assunção Pires.

O que é Catarata?
A catarata é uma patologia ocular comum que afeta boa parte da população em especial idosa, ela consiste no embaçamento da visão devido à progressiva opacidade do cristalino, que é uma membrana que regula a passagem de luz através dos olhos, como uma espécie de lente. Os sintomas são: sensibilidade à luz, visão turva, dificuldade de enxergar em ambientes escuros, problemas para focalizar objetos e perda da capacidade de enxergar cores.

O que é pterígio?
Pterígio é uma membrana composta por tecido fibroso e vasos sanguíneos que crescem no canto dos olhos (também conhecida popularmente como carne no olho), geralmente pertinho do nariz, e partem em direção à córnea. Se não tratado, o pterígio pode causar astigmatismo, vermelhidão e sensação de areia nos olhos.

O que é Calázio?
Calázio é uma lesão da pálpebra frequentemente confundida com terçol. A diferença é que, ao contrário do que acontece no terçol, o calázio não surge em decorrência de uma infecção. Ele é provocado pela inflamação da glândula de Meibômio, responsável pela produção de secreção sebácea (um líquido muito fino e oleoso que lubrifica o olho) e que fica situada nas pálpebras superior e inferior, imediatamente atrás dos cílios. A inflamação na glândula causa uma obstrução no duto que permite a saída da secreção. Com a obstrução, a lesão permanece na pálpebra sob a forma de um granuloma, que aumentará de tamanho quando a secreção produzida pela glândula não conseguir ser eliminada.

Secretaria de Saúde de Aquiraz
Ou através do contato: 85.98188-0709