Programa Redes de Territórios Educativos promove I Encontro de Territórios Educativos em Aquiraz

Cerca de 120 participantes, entre representantes do poder público, de organizações sociais, técnicos das secretarias municipais, conselheiros municipais, empresas locais, e outros importantes atores sociais do município, participaram durante todo o dia da última segunda-feira (16), do I Encontro de Territórios Educativos.

O evento, promovido pelo Programa Redes de Territórios Educativos é uma iniciativa da Fundação Itaú Social com parceria técnica do CIEDS e organizado pela Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz, organizações sociais, membros do poder público e conselhos de direito.

Com o objetivo abordar temas relevantes para o desenvolvimento integral de crianças e adolescentes na perspectiva de atuação em rede, o encontro contou com a presença da secretária do Trabalho e Assistência Social, Denise Aguiar, de sua secretária executiva, Isabel Magalhães, da secretária de Educação, Lúcia Veras, do secretário de Esporte, Juventude e Lazer, Ivaneudo Saraiva, do secretário de Meio Ambiente e Urbanismo Giliardo Sampaio, do secretário executivo de Saúde, Juliano Goulart, do secretário de Cultura, Willian Mendonça e de representantes de ONG’s, conselhos e empresários.

O evento que aconteceu no hotel Jangadeiro na praia do Presídio, contou com a participação de diversos grupos culturais do município, como a apresentação do Coco do Iguape, do Grupo Musical, Sons da Vila, da Orquestra Bachiana da Tapera das Artes e do Grupo que faz parte do Projeto Municipal, Musicalizando na Escola. Alunos da Escola Henrique Gonçalves, regida pelo Maestro Rogério, emocionou todos os presentes marcando a abertura da cerimônia ao som de “Ave Maria”.

Segundo a secretária executiva do Trabalho e Assistência Social, Isabel Magalhães, a população do município de Aquiraz só tem a ganhar com a iniciativa. “Aquiraz é o único município do estado do Ceará que tem o privilégio de contar com o apoio de Instituições renomadas, em função da implementação de um projeto de construção coletiva em redes, em prol da cidadania com foco nas crianças, adolescentes, jovens e suas famílias, estamos felizes com essa parceria e conquista”, pontuou.

Sobre o Programa Redes de Territórios Educativos – O programa Redes de Educação Integral é uma iniciativa da Fundação Itaú Social implementada pelo CIEDS. Com o objetivo de fortalecer redes e parcerias que promovam o desenvolvimento integral da criança e do adolescente, o projeto, de forma piloto, vem sendo implantado desde 2015 nos municípios de Várzea Grande (MT) e São Luís (MA). Mais de 200 instituições entre escolas, universidades, organizações da sociedade civil, unidades de assistência social e empresas já participaram das ações do projeto. Em 2018, o programa inicia sua atuação em Aquiraz (CE) e Cuiabá (MT).

Maiores informações:

Fernanda Colmenero – coordenação do programa