Programa Saúde na Escola promoveu oficinas educativas sobre prevenção de Gravidez na Adolescência

A Prefeitura Municipal de Aquiraz, por meio do Programa Saúde na Escola (PSE), em parceria com as Secretarias de Saúde e Educação, realizou, neste mês de fevereiro, a Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência.

Instituída por meio da Lei nº 13.798/2019, tem como objetivo principal reforçar trabalhos educativos e preventivos da gravidez na adolescência.

Foram realizadas nas escolas de Aquiraz, palestras e oficinas educativas sobre os riscos da gravidez precoce e direitos sexuais e reprodutivos.

As ações têm o apoio das Coordenações Pedagógicas da Secretaria de Educação e da Atenção Primária, Saúde da Criança, Saúde do Adolescente, Saúde da Mulher, NASF, Presidência do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e Conselho Tutelar.

As oficinas educativas ocorreram prioritariamente nos dias 04 a 08 de fevereiro e seguiram durante o mês conforme calendário a seguir:

OFICINAS EDUCATIVAS

PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA

DATA DA

OFICINA

UNIDADE DE SAÚDE RESPONSÁVEL ESCOLA
01 05 de fevereiro ESF JUSSARA EMEF PLÁCIDO CASTELO
02 06 de fevereiro ESF SEDE II EMEF ERNESTO GURGEL VALENTE
03 ESF CAPONGA DA BERNARDA EMEF JUSCELINO KUBITSCHEK
04 ESF ZÉ MARIA EMEF JOÃO JAIME
05 07 de fevereiro ESF SEDE III EMEF ERNESTO GURGEL
06 ESF PIAU EMEF FERDINANDO TANSI
07 12 de fevereiro ESF TUPUIU EMEF FRANCISCO SILVA SAMPAIO
08 ESF CAMARÁ EMEF. JOÃO PIRES CARDOSO
09 ESF JACUNDÁ EMEF. HENRIQUE GONÇALVES
10 ESF TAPUIO CEC. MARIA DE CASTRO BERNARDO
11 14 de fevereiro ESF BAIXA GRANDE EMEF ALOISIO BERNARDO
12 15 de fevereiro ESF PATACAS EMEF. MARIA SOARES DE FREITAS
13 21 de fevereiro ESF JENIPAPEIRO CEC. MANUEL ASSUNÇÃO PIRES
14 26 de fevereiro ESF SERPA EMEF. ISIDORO DE SOUSA

As palestras nas escolas tiveram como público alvo os jovens de 9 a 17 anos, estudantes da rede pública municipal de ensino.

Esta ação também faz parte do Plano Municipal de Educação (Lei municipal nº 1.119/2015) que em sua meta 4 estabelece as estratégias:

“4.27 – Adotar projetos e programas de proteção à criança e ao adolescente, contra ações de violência, tais como: o uso de drogas ilícitas, inclusive bebidas alcoólicas e cigarros, qualquer tipo de iniciativa de tráfico, gravidez precoce e doenças sexualmente transmissíveis – DST’s e AIDS, maus tratos domésticos e abandono familiar.

4.28 – Articular, junto à Secretaria Municipal de Saúde, o atendimento aos estudantes da rede escolar municipal por meio de ações de prevenção, promoção e atenção à saúde.”

Fonte: Secretaria de Educação; Secretaria de Saúde, Lei Municipal nº 1.119/2015.

Fotos das oficinas e palestras abaixo:

Para mais Informações:
Secretaria de Educação de Aquiraz