Programação cultural intensa marca a Semana Santa em Aquiraz

Dentre as ações previstas estão o Encontro da Plataforma Sinfonia do Amanhã, que reunião 24 instituições que trabalham com música, encenação da Paixão de Cristo na praça do Iguape, a posse do Conselho Municipal de Cultura e Encontro Mestre & Aprendiz com o músico e acordeonista Renato Borguetti, no Teatro Tapera das Artes, tudo gratuito.

A Secretaria de Cultura de Aquiraz promove várias ações neste feriado, começando na quinta (29) com o Encontro da Plataforma Sinfonia do Amanhã que acontece até o dia 1º de abril, onde 24 instituições de quatro estados se reúnem no município em busca de uma maior integração entre elas e o aprofundamento de temas relacionados à música.
Este será o primeiro encontro da plataforma, rede que foi criada a partir da percepção da importância da união dos esforços de entidades que se debruçam sobre as mesmas questões para o fortalecimento e consolidação de suas ações. Participam do evento gestores, professores e estudantes de 21 instituições do Ceará, 1 da Bahia, 1 Goiás e 1 Rio Grande do Sul, todas integrantes da rede Plataforma Sinfonia do Amanhã.
Durante quatro dias serão realizadas palestras, diálogos, apresentações e residências artísticas, compondo a programação formativa do Encontro. Durante as noites Jam Sessions, em palco aberto, proporcionarão momentos de vivências musicais e trocas de experiências sonoras entre os participantes.

O Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã é apresentado pela Plataforma Sinfonia do Amanhã, com produção da Cinco Elementos e produção executiva da Marco Zero. Conta com a parceria da Tapera das Artes e Imaginário. Realização: BR Artes, Quitanda das Artes e Correalização da Secretaria de Cultura de Aquiraz. Apoio: Secretaria de Educação de Aquiraz. Apoio institucional: Governo do Estado do Ceará através da Secretaria da Cultura. Agradecimento especial: Enel Distribuição Ceará.

PAIXÃO DE CRISTO
Nos dias 29/03 (quinta) às 19h,  30/03 (sexta) às 17h, 31/03 (sábado) e 01/04 (domingo) às 19h, um dos momentos mais emocionantes da história de Jesus Cristo será encenado na Praça do Iguape (Rua Bruno Lopes de Queiroz, S/N – Iguape), pelo Grupo de Teatro São Pedro, com o tema “Eis o cordeiro de Deus”.
A peça que conta com o apoio da Secretaria de Cultura de Aquiraz, é de classificação livre e encenada ao ar livre.

ENCONTRO MESTRE&APRENDIZ – TAPERA DAS ARTES

Com apoio Neste sábado (31), às 17h, o Teatro Tapera das Artes recebe mais um grande nome da música brasileira. Renato Borguetti se apresenta no projeto “Encontro Mestre&Aprendiz – Contraponto Harmônico”. O acesso é gratuito, porém será respeitada a capacidade máxima de 350 pessoas no teatro. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do evento.

Uma iniciativa que proporciona a formação e o aperfeiçoamento musical a níveis mais avançados. Um intercâmbio que ultrapassa as barreiras culturais de toda uma vida, ampliando o diálogo com outros países e instituições. Assim pode ser descrito o projeto “Encontro Mestre & Aprendiz – Contraponto Harmônico”, que durante o ano de 2017 possibilitou a circulação no Ceará de grandes artistas de renome nacional e internacional para a construção do aprendizado de centenas de crianças e adolescentes que fazem parte da Associação Tapera das Artes, localizada na cidade de Aquiraz, zona metropolitana de Fortaleza.

O Projeto Mestre & Aprendiz tem realização do Centro de Pesquisa e Difusão da Arte-Imaginário, Co-realização da Tapera das Artes, e parceria com a Plataforma Sinfonia do Amanhã, patrocínio da Nacional Gás, Indaiá, Sistema Verdes Mares, Usibras, Grupo FAN, M Dias Branco, Banco do Nordeste, Cagece, Acal, e Esmaltec. E conta com apoio institucional da Secretaria de Cultura do Estado do Ceará e Secretaria de Cultura de Aquiraz, com consultoria executiva da Quitanda das Artes. Agradecimento especial à Enel Distribuição Ceará.

RENATO BORGHETTI

Renato Borguetti
Poucos sabem que Renato Borghetti é hoje um dos artistas brasileiros de mais solida carreira internacional.
Turnês europeias são uma constante na vida do gaiteiro, cidades italianas (sua origem), passando ainda por festivais na Croácia, Republica Tcheca, Áustria e Alemanha. Na Áustria, onde se apresenta regularmente desde 2000, Renato se sente em casa, pois não há cidade em que não tenha tocado.

No verão europeu, as apresentações são na maioria ao ar livre, para milhares de pessoas; mas também teatros, clubes de jazz, casas noturnas e centros culturais daqueles países e da França, Portugal, Hungria, Holanda, Eslovênia, Bélgica, Suíça tem programado a música do gaúcho. Para os que gostam de rótulos e classificações (como os jornalistas), o instrumental, o instrumental de Borghetti costuma entrar nos arquivos de etnomusic, world music, jazz fusion. Mesmo tendo na essência ritmos como vanerão, chote, milonga e chamamé, não causa nenhum estranhamento. Até pelo contrário: “A sonoridade do acordeon é familiar para o público europeu, e como partimos de nossas raízes para uma música mais elaborada, uma coisa mais jazzística, a aceitação é total. São normalmente shows longos, não saímos sem fazer diversos bis”.

Borghetti é cada vez mais atração internacional também em festivais do instrumento, ao lado de estrelas como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira. BORGHETTI comemora em 2014 seus 30 anos de carreira, iniciados a partir daquele álbum que, vendendo mais de 100 mil cópias, ganhou o primeiro disco de ouro da música instrumental brasileira.
Além da agenda exterior, o músico cumpre extensa programação em território nacional, levando a música gaúcha aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

POSSE DO CONSELHO DE CULTURA DO MUNICÍPIO DE AQUIRAZ
Criado em 2008, o Conselho de Cultura do Município de Aquiraz, terá posse dos membros neste sábado (31), às 19h, na Praça de Multiconvivência da Tapera das Artes.
Dentre a composição do Conselho estão representantes das secretarias de Cultura e Educação do Município, de ONGs, associação de moradores, empreendedores, artesãos e etnia indígena.

O Conselho Municipal tem por finalidade assegurar a participação comunitária na elaboração, realização e implementação de políticas públicas e diretrizes culturais de Aquiraz, de modo a contribuir com a expansão e elevação da qualidade destes serviços, adequando-se à realidade local.

O secretário de cultura, William Mendonça, ressalta que “este é um momento histórico para cultura de Aquiraz pois, de fato, com representantes locais da sociedade civil de vários segmentos da cultura, poderão ser realizadas, mais ainda, ações democráticas no extenso território geográfico de Aquiraz”.

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SECRETARIA DE CULTURA DE AQUIRAZ

ENCONTRO PLATAFORMA SINFONIA DO AMANHÃ
Encontro Plataforma Sinfonia do Amanhã – 29 de março a 1º de abril, na Tapera das Artes (R. Antônio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz – CE). A programação do Seminário é aberta ao público. Informações: (85) 3235-4063.

• Programação

Dia 29/03 – Quinta-Feira
18h – Credenciamento
20h às 22h – Apresentação musical e jam session
Local: Tapera das Artes

Dia 30/03 – Sexta Feira
8h às 12h – Residências artísticas
Residência 1 – Prática em instrumentos de sopro
Residência 2 – Prática em violão
Residência 3 – Luthieria de instrumentos não-convencionais
Residência 4 – Prática em instrumentos Cordas Friccionadas
Residência 5 – Prática de Canto e Voz
Local: Tapera das Artes
14h às 18h – Residências artísticas
Residência 1 – Prática em instrumentos de sopro
Residência 2 – Prática em violão
Residência 3 – Luthieria de instrumentos não-convencionais
Residência 4 – Prática em instrumentos Cordas Friccionadas
Residência 5 – Prática de Canto e Voz
Local: Tapera das Artes
15h – Seminário Música e Sociedade
“A construção de redes para o desenvolvimento dos territórios”
Diálogos Sinfonia: Música, educação e tecnologias sociais
Local: Tapera das Artes
20h às 22h – Programação musical e jam session
Local: Tapera das Artes

Dia 31/03 – Sábado
8h Programação musical
Local: Centro de Rendeiras – Iguape
8h às 12h – Residências artísticas
Residência 1 – Prática em instrumentos de sopro
Residência 2 – Prática em violão
Residência 3 – Luthieria de instrumentos não-convencionais
Residência 4 – Prática em instrumentos cordas friccionadas
Residência 5 – Prática de canto e voz
Local: Tapera das Artes
13h às 16h – Residências artísticas
Residência 1 – Prática em instrumentos de sopro
Residência 2 – Prática em violão
Residência 3 – de instrumentos não-convencionais
Residência 4 – Prática em instrumentos de cordas friccionadas
Residência 5 – Prática de canto e voz
Local: Tapera das Artes
14h – Seminário Música e Sociedade
“Modelos de gestão e métodos formativos de escolas de música”
Instituto Sinfonia do Amanhã – GO
Filarmônica Minerva – BA
Associação dos Amigos da Arte de Guaramiranga – CE
Local: Tapera das Artes
20h às 22h – Programação musical e jam session
Local: Tapera das Artes

Dia 01/04 – Domingo
8h – Programação musical
Local: Prainha
8h às 12h – Confraternização
Local: Tapera das Artes

PAIXÃO DE CRISTO
Grupo de Teatro São Pedro apresenta “Eis o Cordeiro de Deus!”
Quando: 29/03 (quinta) às 19h,  30/03 (sexta) às 17h, 31/03 (sábado) e 01/04 (domingo) às 19h
Onde: Praça do Iguape (Rua Bruno Lopes de Queiroz, S/N – Iguape)
Classificação: Livre
Acesso: GRATUITO

ENCONTRO MESTRE&APRENDIZ APRESENTA “RENATO BORGHETTI”
Quando: 31/03, às 17h
Onde: Teatro Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz)
Acesso: GRATUITO
Classificação: LIVRE
Informações: (85) 3361. 2704

POSSE DO CONSELHO MUNICIPAL DE CULTURA
Quando: 31/03 (Sábado), às 19h
Onde: Praça de Multiconvivência da Tapera das Artes (Rua Antonio Gomes dos Santos, s/n – Centro, Aquiraz)
Acesso: GRATUITO

Informações:
Gigi Borges (2890 – JP/CE)
Coord. De Marketing e Relações Públicas – SECULT
Fone: 85 3361.1838 – 4062.8090 Cel. 99809.3000 | marketingcult@aquiraz.ce.gov.br
www.aquiraz.ce.gov.br

DEIXE UMA RESPOSTA