Representantes da Assistência Social de Aquiraz participam do CONGEMAS

Representantes da Secretaria do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz participam do XX Encontro Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS)

O município de Aquiraz foi representado por profissionais da Secretaria do Trabalho e Assistência Social, no XX Encontro Nacional do Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS), que aconteceu entre os dias 30 de julho a 01 de agosto, no EXPOMINAS – Centro de Feiras de Minas Gerais George Norman Kutova.

Participaram do encontro a Secretária do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz, Denise Aguiar, a Secretária Executiva dos Conselhos, Mônica Ivo, a Diretora da Proteção Social Especial, Carol Amora e Coordenadora do CREAS, Klaudia karla Ziesemer.
Com o tema central “Os Desafios à Universalização do SUAS na Conjuntura Atual”, o encontro nacional, teve como objetivo principal, fomentar e estimular o aprimoramento e fortalecimento da gestão municipal do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), através de parceria com o colegiado de gestores, promovendo a mobilização, articulação, orientação e apoio aos gestores, trabalhadores e conselheiros municipais da assistência social. O Encontro acontece anualmente e a programação inclui palestras, debates, painéis, oficinas e mesas-redondas.

Para a secretária do Trabalho e Assistência Social de Aquiraz, Denise Aguiar, a participação no evento teve um valor imensurável. “É muito importante estarmos conectados, o Encontro, pelo fato de ser nacional, abrange uma troca de experiências bem maior em relação a Rede SUAS. A participação de servidores da Assistência em temáticas atualizadas e em cursos de aprimoramento, são fatores determinantes para qualificar as práticas e acesso de direitos aos usuários. Agradeço ao prefeito Edson Sá, o investimento na capacitação dos nossos servidores e parabenizo, o compromisso da gestão com a política de assistência”, pontuou a secretária.

O que é o CONGEMAS?
O Colegiado Nacional de Gestores Municipais de Assistência Social (CONGEMAS) é uma associação civil, que tem entre as finalidades: Defender a Assistência Social como Política de Seguridade, conforme os princípios constitucionais e as diretrizes da LOAS (Lei Orgânica da Assistência Social); Assegurar a perspectiva municipalista da Assistência Social, buscando o atendimento e a efetivação de uma rede de serviços adequada às características regionais e locais através de um processo que garanta recursos financeiros das três esferas de governo aos municípios; Participar da formulação da Política Nacional de Assistência Social, acompanhando a sua concretização nos Planos, Programas e Projetos.

Secretaria do Trabalho e Assistência Social
Contato: 4062.8090