Secretaria da Educação de Aquiraz traz Professora Guiomar Namo de Mello para Abertura oficial da Jornada Pedagógica 2018

Na manhã desta terça-feira (16), iniciou-se a Semana Pedagógica relativa ao ano letivo 2018 da rede municipal de ensino de Aquiraz. A cerimônia de abertura foi realizada no auditório da EMEF Laís Sidrim Targino e contou com a presença da Secretária de Educação Lúcia Veras, da Professora Guiomar Namo de Mello, Guaraciara Barros Leal, Presidente do Conselho Municipal de Educação, Ada Pimental, Vice Presidente do Conselho Estadual de Educação, da secretária executiva Aurila, da vereadora Neide Queiroz, e principalmente do público alvo, formado por docentes, coordenadores, supervisores e gestores escolares.

A Jornada Pedagógica será realizada no período de 16 a 18 de janeiro, com o tema “O Papel do Professor da Educação Básica no Mundo em Mudança no Século XXI”. O evento tem como objetivo discutir o processo ensino-aprendizagem, a qualidade do ensino e as práticas pedagógicas, além de traçar ações inovadoras para melhorar a aprendizagem dos alunos e contribuir para a formação dos professores.

De acordo com a secretária de Educação, Lúcia Veras, o encontro além de ser uma preparação para o início do ano letivo na rede pública municipal, também é uma oportunidade dos profissionais da educação discutirem questões sobre a escola, material didático, planejamento e propostas pedagógicas para o ano letivo. Além do entrosamento entre os profissionais, fortalecendo o diálogo e a troca de experiências com o propósito de oferecer, ainda mais, uma educação de qualidade aos alunos. “Para abrilhantar e contribuir com Jornada Pedagógica deste ano, tivemos a honra e a satisfação de contar com a valiosa presença da Conselheira e Educadora Guiomar Namo de Mello, um dos nomes mais fortes do país quando falamos do tema Educação. O corpo docente do município teve a oportunidade de assistir a uma palestra inspiradora que nos fez refletir sobre as conexões entre causas e efeitos das transformações sociais na humanidade”, destacou a secretária.

Professora Guiomar Namo de Mello é formada em Pedagogia pela USP em 1966, fez mestrado e doutorado em educação na PUC/SP em 1976 e 1980 respectivamente, e pós-doutorado no instituto Of Education da London University. Após quase dez anos trabalhando em escolas públicas estaduais, iniciou carreira como professora de ensino superior na PUC/SP onde de 1969 a 1985 respondeu pelas cadeiras de Psicologia Escolar e Psicologia Social para cursos de pós-graduação e de Metodologia de Pesquisa e Teorias da Educação Escolar para o curso de graduação em Educação.

Paralelamente à sua atividade docente, trabalhou mais de 10 anos como Pesquisadora na Fundação Carlos Chagas, Departamentos de Pesquisas Educacionais. Nessa instituição dedicou-se principalmente ao estudo da educação como política pública, tendo coordenado um grupo de pesquisadores que, a pedido da FINEP, realizou a primeira análise abrangente da educação básica brasileira no período de 60 a 80. De 1982 até 1985 foi Secretária da Educação da cidade de São Paulo. Em 1986 foi eleita Deputada Estadual e, no Legislativo paulista, foi Presidente da Comissão de Educação coordenando a elaboração dos capítulos das áreas de políticas sociais e educação para a Constituição do Estado de São Paulo. Nesse mesmo período assessorou o Senador Mario Covas na liderança da Constituinte, nos assuntos relacionados com a educação na nova Constituição Federal.

Diretora da Escola Brasileira de Professores, que se dedica à educação inicial e continuada de docentes do ensino básico, Guiomar Namo de Mello falou sobre “O Papel do Professor da Educação Básica no Mundo em Mudança no Século XXI”. Em sua palestra ela disse está preocupada com a formação dos mestres no Brasil. Para melhorar o ensino público, o país precisa formar mestres, “quem precisa de escola em tempo integral no Brasil é professor, não aluno” disse a educadora. “A formação do professor é uma questão estruturante. Sem ela, nenhuma melhora é possível, há pouca disponibilidade para atacar esse problema. É preciso mudar completamente os sistemas de formação de professores, que ficou refém de um ensino superior. Mas não há disposição de se investir política e financeiramente para atrair os melhores para a carreira de professor”, destacou a professora. Guiomar finalizou o momento agradecendo a receptividade e o carinho ao qual foi recebida no município.
A Jornada Pedagógica 2018 do município de Aquiraz, finalizou seu primeiro dia com apresentações dos alunos das escolas municipais, que cantaram e dançaram emocionando todos os presentes.

Mais informações:
Secretaria da educação
Email: educação@aquiraz.ce.gov.br
Contato: 4062.8090

DEIXE UMA RESPOSTA