Secretaria de Educação de Aquiraz promove final do primeiro SoletrAquiraz 2017

O Governo Municipal de Aquiraz, através da Secretaria de Educação, promoveu na tarde da última sexta-feira (1), na Câmara Municipal, a grande final do 1º SoletrAquiraz 2017. O evento contou com a presença da secretária de educação Lúcia Veras, da secretária adjunta de educação, Aurila Freire, do Diretor do Parque Educativo Engenhoca, Alberto Targino Neto, professores e alunos das escolas finalistas.

“A palavra marca a efetiva entrada do sujeito no mundo da linguagem e conseqüentemente no mundo da cultura, embora desde o nascimento e mesmo antes dele essa inserção já aconteça de certa forma. É através das palavras, na grande maioria dos casos, que escutamos as vozes daqueles que primeiro iremos amar e de todos com os quais iremos formar vínculos e conviver. É através das palavras que começamos a perceber o mundo a nossa volta, adquirindo habilidade e treinando nosso discernimento em relação às regras, normas, leis e limites nossos e do outro. A palavra nos situa, nos diz quem somos e quem é o outro. A palavra nos lança ao olhar e ao desejo do outro. A palavra marca a diferença. A palavra nos coloca no centro ou à margem. Palavras são o meio universal de comunicarmos nossas dores e é através dela que estamos o tempo todo influenciando uns aos ouros. Por meio de palavras uma pessoa pode tornar outra jubilosamente feliz ou levá-la ao desespero, por palavras o professor veicula seu conhecimento aos alunos, por palavras o orador conquista seus ouvintes para si e influencia o julgamento e as decisões deles. Em suma, a palavra não somente diz sobre as coisas, mas também as transforma.”

E é por enfatizar a importância que tem a palavra, que a Secretaria de Educação de Aquiraz idealizou esse projeto. Com o objetivo de chamar a atenção dos professores e alunos sobre as regras de ortografia, o concurso teve início há 6 meses, em 17 escolas do município, com alunos do ensino fundamental do 6º ao 9º ano. Segundo a coordenadora do projeto Iranildes Martins, em março deste ano, os participantes receberam um banco com 400 palavras e participaram de várias rodadas eliminatórias. O material foi passado aos estudantes em sala de aula, sempre com a ajuda de professores e consultas ao dicionário, aplicação na frase, significados e aplicação do vocabulário. Após uma seleção, as escolas realizaram uma eliminatória, onde foram selecionados um representante para cada escola, depois, 4 semifinais setoriais, que resultou em 4 finalistas.

Depois de uma disputa acirrada, a aluna do 7º ano da CEC. Maria de Castro Bernardo, Thaíssa Silva, venceu a disputa, se consagrando a campeã do 1º SoletrAquiraz. Professora e aluna foram premiadas com um smartphone cada.

1º lugar

Aluna: Thaíssa Silva Rocha

Professora: Zilmar Sousa da Silva

Escola: CEC. Maria de Castro Bernardo