Secretaria de Educação lança Projeto 2º AquizRAZ 2019, com o tema: “Conhecendo a Primeira Capital do Ceará”

Secretaria de Educação de Aquiraz, instituiu o AquizRAZ, visando mobilizar os alunos do 6º ao 9º ano para aprenderem de forma lúdica e interativa sobre a Geografia e a História do nosso município.

O projeto teve início em 2017 e tem por objetivo geral influenciar os alunos a conhecer a História e a Geografia do município, utilizando como estratégia o QUIZ – um jogo de perguntas e respostas – que possibilita ao aluno ser sujeito ativo da aprendizagem, tornando-o agente criativo, pensante e questionador, capaz de criar sua própria identidade.

O projeto está sendo desenvolvido com a participação de professores, coordenadores, diretores e comunidade escolar.

A expectativa é de que 22 professores de História e Geografia da rede pública municipal, direcionem mais de quatro mil alunos a participar do desafio.
A resolução do Quiz é individual, com questões de múltipla escolha. Os alunos respondem as perguntas utilizando Tablets, computadores ou pelo próprio celular.
A estratégia é utilizar equipamentos tecnológicos como ferramentas para promover o ensino e a competição entre os jovens.

Neste momento está sendo realizada nas escolas a 1ª fase do desafio. Em breve serão divulgados os resultados parciais e os alunos classificados para a fase final, que será realizada em data a ser divulgada previamente.
O projeto também é meta do Plano Municipal de Educação de Aquiraz que, estabeleceu por meio da Lei nº 1.119/2015 as seguintes estratégias da Meta 4:

“4.19 – Aproximar as escolas das manifestações artístico-culturais e esportivas locais e do patrimônio cultural de Aquiraz para desenvolver nos alunos e professores, o sentimento de pertencimento e orgulho de ser aquirazense.

4.20 – Incentivar a participação de alunos em certames e concursos extra- escolares. 4.21 – Criar situações pedagógicas para o amplo desenvolvimento de atividades esportivas e culturais nas escolas.

4.22 – Incentivar práticas pedagógicas inovadoras, a diversidade de métodos e propostas pedagógicas em sala de aula, com preferência para softwares livres e recursos educacionais abertos (REA) que assegurem a melhoria do fluxo escolar, e a aprendizagem.”
Fonte: Plano Municipal de Educação de Aquiraz – Lei Municipal nº 1.119 de 18 de junho 2015

Para mais informações:
Secretaria de Educação de Aquiraz