Secretaria de Educação realiza abertura da Jornada Pedagógica 2019 com palestra da Profª Drª. Anna Penido

A Secretaria de Educação de Aquiraz realizou abertura da Jornada Pedagógica, na manhã desta terça- feira, dia 15 de janeiro. O evento, realizado na escola EMEF. Laís Sidrim Targino, contou com a presença do Prefeito Edson Sá, Secretária de Educação Lúcia Veras, Secretária Executiva de Educação Aurila Maia, Secretária Executiva de Assistência Social Isabel Magalhães, Presidentes dos Conselhos municipais de Educação e do FUNDEB, Presidente do Conselho Estadual de Educação e seus respectivos conselheiros, professores, gestores, supervisores e coordenadores das escolas públicas municipais, e ainda representantes das escolas Estaduais, e Fundação Lemann.

A jornada pedagógica este ano teve como tema:”A Base Nacional Comum Curricular – BNCC como oportunidade de transformação da Educação”, cuja palestra foi proferida pela Professora Doutora Anna Penido.

Anna Penido, chegou trazendo dinamismo e um rico conhecimento para nosso corpo docente. Em sua palestra, a doutora Anna Penido iniciou falando sobre a importância do papel do professor, da educação como ferramenta para reduzir as desigualdades sociais, ressaltou o desafio que será a construção do Currículo Educacional do Município, como o currículo Nacional está ligado ao Projeto de Nação que a sociedade quer, e como deve visar o desenvolvimento intelectual e emocional do aluno.

A doutora Anna aproveitou o momento para elogiar o patrimônio cultural do município de Aquiraz que, como primeira capital do Ceará, deve sempre buscar despertar nos alunos o sentimento de pertencimento ao município, como uma forma de valorização de suas riquezas.

Ela explicou que a BNCC define o conjunto de aprendizagens essenciais que todos os estudantes brasileiros têm o direito de desenvolver ao longo da Educação Básica; que por ter caráter normativo, é referência nacional para formulação dos currículos dos sistemas e redes de educação.

Dentre os principais propósitos da Base está a definição de que pessoas queremos formar e qual sociedade queremos construir, associado ao compromisso com a educação integral com o objetivo de formar e desenvolver cidadãos para a construção de uma sociedade mais justa, ética, democrática, responsável, inclusiva, sustentável e solidária.

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC define um conjunto de dez competências gerais que devem ser desenvolvidas de forma integrada aos componentes curriculares, ao longo de toda a educação básica. São elas:

1- CONHECIMENTO

Valorizar e utilizar os conhecimentos sobre o mundo físico, social, cultural e digital;

2- PENSAMENTO CIENTÍFICO, CRÍTICO E CRIATIVO

Exercitar a curiosidade intelectual e utilizar as ciências com criticidade e criatividade;

3- REPERTÓRIO CULTURAL

Valorizar as diversas manifestações artísticas e culturais

4- COMUNICAÇÃO

Utilizar diferentes linguagens

5-CULTURA DIGITAL

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de forma crítica, significativa e ética

6- TRABALHO E PROJETO DE VIDA

Valorizar e apropriar-se de conhecimentos e experiências

7- ARGUMENTAÇÃO

Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis

8- AUTOCONHECIMENTO E AUTOCUIDADO

Conhecer-se, compreender-se na diversidade humana e apreciar-se

9- EMPATIA E COOPERAÇÃO

Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação

10- RESPONSABILIDADE E CIDADANIA

Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação.

Anna Penido, é Diretora do Inspirare, Jornalista formada pela UFBA, com especialização em Direitos Humanos pela Universidade de Columbia e em Gestão Social para o Desenvolvimento pela UFBA. Em 2011, participou do programa Advanced Leadership Initiative da Universidade de Harvard. Trabalhou como repórter para o jornal Correio da Bahia e para as revistas Veja Bahia e Vogue. Integrou as equipes da Fundação Odebrecht e do Liceu de Artes e Ofícios da Bahia. Fundou e dirigiu a CIPÓ – Comunicação Interativa. Coordenou o escritório do UNICEF para os Estados de São Paulo e Minas Gerais.

A Jornada Pedagógica 2019, acontece nas escolas nos dias 15 e 16 de janeiro, e mostra o compromisso do Governo Municipal de Aquiraz e do prefeito Edson Sá com a qualidade do ensino do nosso município.

Fonte: MEC, Prefeitura Municipal de Aquiraz, Secretaria de Educação de Aquiraz

Para mais informações acesse:

basenacionalcomum.mec.gov.br

porvir.org

Para acessar as fotos do evento, clique aqui!

Secretaria de Educação de Aquiraz

Coordenação Pedagógica