Secretaria de Educação realiza capacitação das Merendeiras

Nos dias 26 e 27 de julho, a Prefeitura de Aquiraz, através da Secretaria de Educação (Coordenadoria de Alimentação Escolar) realizou capacitação das merendeiras das escolas públicas municipais. Os encontros foram realizados na escola EMEF. Laís Sidrim Targino, e duraram o dia todo.

Dentro da programação do evento foram realizadas palestras que abordaram assuntos como relacionamento interpessoal na escola; importância da alimentação saudável para garantir qualidade de vida; higiene pessoal; segurança dos alimentos; recebimento, armazenamento e higiene dos alimentos; higiene ambiental, de equipamentos e utensílios; controle da potabilidade da água; controle integrado de pragas urbanas; documentação e registro; e principais resultados das visitas técnicas nas escolas.

O evento é a principal ação do Projeto de Capacitação de Boas Práticas para Manipuladoras de Alimentos, e foi realizado com o apoio dos vários setores da Secretaria de Educação, dentre eles as Coordenadorias de Alimentação escolar, Transporte Escolar, Administração da SME, Gestão Escolar, e Conselho de Alimentação Escolar.

Nas palestras realizadas foi explicado sobre o importante papel das merendeiras dentro de todo o processo do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, pois são as responsáveis pelo preparo e distribuição dos alimentos, dentre outros tópicos.

Para que tais atividades aconteçam dentro dos padrões sanitários, desde a recepção de mercadorias até a distribuição de alimentos já prontos para o consumo, a capacitação é realizada anualmente, no sentido de reforçar as ações de boas práticas de manipulação de alimentos, o seguimento dos cardápios e per capitas, bem como orientar quanto aos cuidados com os alunos com necessidades alimentares especiais.

Sobre o PNAE

O Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) oferece alimentação escolar e ações de educação alimentar e nutricional a estudantes de todas as etapas da educação básica pública. O governo federal repassa a estados, municípios e escolas federais, valores financeiros de caráter suplementar para a cobertura de 200 dias letivos, conforme o número de matriculados em cada rede de ensino.

A Prefeitura de Aquiraz repassa todos os recursos necessários para complementar os recursos federais e para a garantia de uma alimentação saudável para os alunos.

Em Aquiraz são atendidos pelo programa mais de doze mil e setecentos alunos de toda a educação básica (educação infantil, ensino fundamental, educação de jovens e adultos), matriculados nas escolas públicas municipais.

É importante observar que o cardápio escolar é elaborado por nutricionistas, respeitando os hábitos alimentares locais e culturais, atendendo as necessidades nutricionais específicas, conforme percentuais mínimos estabelecidos no artigo 14 da Resolução FNDE nº 26/2013.

Fonte: FNDE e Coordenadoria de Alimentação Escolar

Coordenadoria de Alimentação Escolar