Transportes Alternativos do Aquiraz ampliam rotas

O Departamento Municipal de Trânsito de Aquiraz, informa que novos percursos já estão em vigor desde o dia 11 de junho. Objetivo é oferecer mais comodidade aos munícipes, com linhas que atendam aos pontos mais importantes da cidade e sem nenhum ônus a mais.

Após trabalhos em campo, pesquisas e entrevistas com moradores de diferentes locais do Aquiraz, o Departamento Municipal de Trânsito, DEMUTRAN, levantou quais são os locais mais relevantes que os munícipes de Aquiraz desejam frequentar e quais são as suas maiores dificuldades para ir e vir desses lugares. De posse dessas informações, o DEMUTRAN acionou a Cooperativa de Transporte Alternativo de Aquiraz, COOTAQ, e depois de inúmeras reuniões e conversas, trabalharam, em conjunto, para que as linhas de vans e de ônibus ganhassem novas rotas.

Segundo o diretor do DEMUTRAN, Srº Wagner Augusto Soares, esta iniciativa vai oferecer mais comodidade ao cidadão. “Trata-se de pequenos trechos – com cerca de dois quilômetros ou mais – não atendidos pelo sistema coletivo de transporte, que geram desconforto para o cidadão, pois, apesar de curta, a distância pode ser dolorida para um idoso, uma gestante, um doente, uma mãe com criança de colo…”, destaca.

FOTO: DIVULGAÇÃO
Além disso, a falta do transporte público em algumas regiões gera inúmeros problemas sociais como, desemprego, inacessibilidade à saúde pública, aos eventos sociais e culturais da cidade, entre outros.

A medida, de acordo com o diretor Wagner, obedece a determinação do inciso V do artigo 30 da Constituição Federal, que afirma que compete aos municípios garantir o transporte coletivo, cujo caráter é essencial.

Por isso, desde o dia 11 de junho de 2018, todas as linhas devem passar, a partir do terminal rodoviário, nos pontos mais relevantes para o munícipe, como, por exemplo, a Praça da Matriz, o corredor bancário, as lojas, os supermercados e as farmácias do centro, os Correios, o hospital, a delegacia, o Gabinete do Prefeito e a Casa do Cidadão. . O diretor destaca ainda que as linhas ampliaram as suas rotas, mas não sofreram aumento nas passagens. Segundo ele, todo o trajeto foi estudado de forma a não trazer prejuízos ao cidadão e nem à COOTAQ.

Av. Nossa Senhora de Lourdes, s/n
Gruta – Aquiraz-CE | CEP 61.700-000