Um dos maiores festivais de música do Brasil, Festival Jazz & Blues, comemora 20 anos em Aquiraz.

E se passaram 20 anos! De sua estréia no Carnaval de 2000, até hoje, às vésperas da vigésima edição em março de 2019, são muitas horas de jazz, de blues, de sons instrumentais interpretados por músicos das mais diversas origens, influências e idades. Dos acordes distorcidos das guitarras do blues-rock à originalidade dos pífanos em arranjos regionais, o Festival Jazz & Blues construiu suas primeiras duas décadas confluindo uma diversidade de artistas que compartilham do prazer de interpretar e ouvir boa música.

Em 2019 o Festival Jazz & Blues chega à 20ª edição, com programação de 2 a 5 de março em Guaramiranga, nos dias 2 e 3 em Aquiraz e, após a Quarta-feira de Cinzas, continua em Fortaleza, no dia 9 de março.

O projeto , que sempre, acontece no período do Carnaval, é uma grande conquista para a comunidade de Aquiraz. De forma democrática e acessível, todos poderão vivenciar uma nova experiência sonora e estética.

Para o Secretário de Cultura, William Mendonça, será mais um avanço para o município: ” Importante pensarmos que nos últimos dois anos atraímos grandes projetos para Aquiraz, isso significa investimento e visibilidade. Não é só uma questão de ganho material , mas um grande capital social e simbólico. Estamos realizando uma grande mobilização e uma rede de parcerias com o Governo Estadual, com as instituições e com as empresas patrocinadoras”.

De grande visibilidade midiática, o festival fortalece a promoção e divulgação do município em âmbito nacional e internacional.

Apresentado pelo Ministério da Cidadania, o 20º Festival Jazz & Blues tem como patrocinadores Cagece e Cegás, com agradecimentos a Enel e Cimento Apodi. Além da parceria com o Governo Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura, conta com apoio institucional da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, Theatro José de Alencar, Prefeitura Municipal de Guaramiranga e apoio cultural da Casa Pio, Mercadinho São Luiz, TVC, Restaurante Coco Bambu e Instituto Goethe. Realização: Ministério da Cidadania e Via de Comunicação e Cultura.

AQUIRAZ

Ao longo dessas duas décadas, o Festival não aconteceu só em Guaramiranga e Fortaleza. Algumas cidades do interior do estado também receberam shows e atividades formativas. Este ano, a novidade é Aquiraz, que terá pelas primeira vez na história programação nos dias 02 e 03 de março, simultaneamente a Guaramiranga. Essa programação acontece em parceria com o Governo Municipal de Aquiraz através da Secretaria de Cultura e com o apoio da Associação Tapera das Artes.

São atrações em Aquiraz: O sanfoneiro Jair Dantas e o violonista Rafael Salomão com um repertório que inclui jazz, tango, bossa nova, choro; a cantora inglesa Jesuton com o show “Home”; o espetáculo “Chão”, dos percussionistas Vanildo Franco, Eder “O” Rocha e Vivi Pozzebón; e a cearense Mel Mattos, cantora e compositora que defende a pluralidade da Música Brasileira, distante de rótulos. Com dois álbuns autorais, “O Retratista” (2010) e “Démodé?!” (2016), com o qual está em turnê pelo país, Mel também desenvolve outros projetos musicais, entre eles, “Canções de Dominguinhos”, que o público do festival vai conferir. Também convidamos os alunos da Escolinha Infanto-juvenil Virgílio Coelho para apresentarem um repertório carnavalesco clássico na chegada dos espectadores.

Programação em Aquiraz: gratuita. Classificação etária: Livre.

Clique aqui para ver panfleto com informações