NOTÍCIAS

18-DEZ-2025

NATAL DE TODOS: DIA/NAME EMOCIONA CRIANÇAS E FAMILIARES

Ideia é promover uma sociedade mais justa ao garantir que todos vivam a magia do Natal.

Por Nayane Janja 18/12/2025 #inclusão

Foto: Arquivo DIA/NAME

"O Natal é amor, paz no coração e alegria para todos". Com essas palavras, a pequena Maria Janaína da Silva Maia, de apenas 11 anos e portadora de Deficiência Intelectual, define o Natal. E pensando em fortalecer essas virtudes, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do DIA/NAME realizou na manhã de hoje (18) O Natal inclusivo.

Ao longo da semana, os dias de terapias cederam lugar à arte, pintura e reconhecimento dos símbolos do Natal. A ideia, de acordo com Manu Matos, diretora do DIA/NAME, é incentivar a generosidade, a empatia e a fraternidade -sentimentos que afloram nesta época do ano- através do pertencimento.

"Nós entendemos que o Natal deve ser passado como uma celebração de amor, de união, de solidariedade e de valores cristãos porque o Natal é, realmente, o nascimento de Jesus, independente de religião. Então, o nosso intuito é despertar nas crianças e nos adolescentes o verdadeiro sentido de amor e união para que este sentimento vá além [do NAME], que ele chegue nos lares dessas crianças e adolescentes."

Como toda boa celebração de Natal, não podia faltar os presentes, as guloseimas, as brincadeiras, a reflexão com a apresentação teatral sobre "O verdadeiro sentido do Natal: O nascimento de Jesus", e, claro, contou ainda com a presença muito importante de um bom velhinho que costuma andar por aí de traje vermelho e barba branca... porque Natal sem Papai Noel não é Natal, não é mesmo?

"A visita do Papai Noel é importante porque, como em qualquer outro evento no NAME, tem o objetivo de promover a socialização, a interação, o lazer, a diversão e a oportunidade porque muitos não têm a oportunidade de ir a locais como shoppings e outros [lugares], as vezes pela questão econômica, mas na maioria das vezes, é pela sobrecarga sensorial.", explica Manu.

Falando nisso, Manu Matos esclarece que o Natal no DIA/NAME foi carinhosamente adaptado para atender essas crianças e adolescentes. Segundo ela, o excesso de estímulos, como luzes, sons e longas filas, pode ser prejudicial às pessoas com alta sensibilidade, por isso, o DIA/NAME é um ambiente acolhedor e familiar, o que garante a inclusão.

"Todos os eventos no NAME, nós temos o cuidado em evitar essa sobrecarga sensorial. São eventos voltados para eles. É o momento de, realmente, realizar a inclusão"

O Natal inclusivo no DIA/NAME reuniu crianças e adolescentes neurodivergentes, famílias, terapeutas e diversos profissionais que atuam na Casa em uma grande confraternização, onde o verdadeiro espírito natalino se fez presente, com foco na solidariedade e na valorização dos lações afetivos. Momentos que ficarão registrados, para sempre, na memória dos pequenos.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024
Selo UNICEF 2021-2024