NOTÍCIAS

05-MAI-2025

SAÚDE: TRÊS NOVAS UBS CONTAM COM ATENDIMENTO NO TERCEIRO TURNO

Sede II e III, Tapera e Patacas passam a oferecer atendimento das 17h às 21h. ideia é ampliar o acesso da população aos serviços de saúde e diminuir filas

Por Nayane Janja 05/05/2025 #saúde

Cintia Pereira de Lima. Foto: Daniel Filho

Cintia Pereira de Lima é moradora da localidade da Tapera e mãe de três filhos, desses, dois ainda são crianças pequenas: Dominique de 3 anos e Benjamim de 8 anos. Ela conta que a rotina diurna na casa é pesada, por isso, muitas vezes é difícil cuidar da própria saúde. "Nós, mães de família e donas de casa, temos um dia muito corrido. As vezes a gente não consegue atendimento porque o menor estuda de manhã e o outro a tarde e eu não consigo conciliar [...] ou para eu vir no posto (UBS) eu tenho que trazer os dois. Também acontece de um estar doente e o outro com saúde, mas eu tenho que levar os dois porque não tem com quem deixar o outro, então é muito dificultoso. Mas com um atendimento noturno facilita bastante porque eu posso deixar as crianças com meu marido depois que ele chega do trabalho ou com meu filho mais velho".

Para facilitar a vida de Cíntia e de centenas de aquirazenses que, por conta do trabalho, das atividades domésticas ou outros compromissos diurnos, não conseguem buscar atendimento médico durante o horário tradicional, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou um novo horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A partir de hoje (05), três UBS — Sede II e III, Tapera e Patacas — passam a oferecer atendimentos no terceiro turno, das 17h às 21h, de segunda a quinta-feira.

A ideia, de acordo com Reginaldo Henrique, Gestor da Atenção Primária à Saúde, é ofertar ações em horários mais flexíveis, ampliando o acesso da população aos serviços de saúde e diminuir filas. "A importância desse horário estendido nas UBS é, exatamente, para atender a demanda da indústria e do comércio que trabalham e que não têm acesso durante o dia aos serviços de saúde e também funcionam como pronto-atendimento, inclusive, para desafogar o hospital porque se o paciente tem alguma urgência de pequeno porte como febre ou dor, ele pode procurar a UBS que ela vai resolver e esse paciente não vai precisar ir até o hospital".

Reginaldo explica que a escolha dessas três UBS, iniciais, se deve por conta da maior demanda de profissionais que trabalham durante o dia. "Essas três Unidades Básicas de Saúde têm o maior número de pessoas por território e têm a maior necessidade como, por exemplo, Patacas e Araçás, que têm um volume enorme de profissionais que trabalham na costura, na produção de roupas, e esses profissionais têm necessidade de atendimento à saúde e procuram o terceiro turno porque durante o dia eles não conseguem ir".

Este é o caso de Francisca Míriam Matos, moradora do Sítio Novo. Ela conta que devido os compromissos profissionais, ela não conseguia atendimento durante o dia. "A gente não pode deixar o trabalho para se consultar porque os patrões não gostam, então esse horário da noite é maravilhoso. Fora os profissionais, desde a moça que zela do posto até o médico, nos atendem muito bem. Só tenho a agradecer por essa iniciativa".

A ampliação no horário de atendimento das UBS faz parte do programa "Horário Estendido" do governo federal, e a adesão dos municípios é opcional e segue uma série de exigências como, por exemplo, perfil populacional e demanda. Por isso Reginaldo explica que nem todas as UBSs de Aquiraz vão ser contempladas pelo programa. "O Ministério da Saúde preconiza que as Unidades que tenham extensão de horário sejam unidades com perfil populacional maior que 5 mil habitantes por território x Unidade e o número de demanda reprimida dessa Unidade [...] Então essas Unidades vêm para dar essa atenção ao trabalhador e esses pronto-atendimentos, mas têm localidades que não vão ter terceiro turno porque a população é pequena e o diurno já atende a essa demanda, então não tem indicativo para colocar. Nós tínhamos três unidades e vai ser ampliado para seis, então é impactante e é importante para o município, mas em nenhum lugar do Brasil vai existir 100% das UBS funcionando no terceiro turno porque essa não é a ideia do Governo Federal. De modo geral, as Unidades de Patacas e Araçás foram escolhidas porque têm um polo de confecção muito grande, além das indústrias que ficam em torno dessas UBS".

Ao todo, seis UBS, de 36, atendem aos critérios do Governo Federal e devem ser contempladas. No entanto, de acordo com Reginaldo, o Ministério da Saúde ainda não deu início ao processo para adesão ao programa, por isso, a gestão municipal de Aquiraz tomou a iniciativa de antecipar os atendimentos no terceiro turno com recursos próprios para que a demanda dessas localidades não fique desamparada.

*Nayane Janja em colaboração com Daniel Filho

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024