Ideia é fortalecer o compromisso com a vida, promovendo um trânsito mais humano e seguro para todos
Nota Oficial. Arte/Reprodução ONSV
Cada vida importa. Por isso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito e Transporte Urbano (SMTT) vai realizar, durante todo o mês, uma série de palestras educativas em escolas e empresas do município para conscientizar os condutores e a sociedade em geral sobre trânsito seguro. A ação é parte da Campanha Maio Amarelo 2025.
Lançada, oficialmente, em Aquiraz, com o tema nacional "Mobilidade Humana, responsabilidade Humana", a ideia é promover a reflexão sobre atitudes seguras no trânsito, transformando a responsabilidade individual em uma prioridade coletiva. Com isso, a SMTT busca reforçar o compromisso de salvar vidas e promover um trânsito mais humano, onde todos possam se sentir mais seguros e respeitados.
O Agente e Diretor de Educação de Trânsito, Fabrício Carneiro da Silva, pontuou que a segurança na via é um trabalho contínuo e deve envolver toda a sociedade. Para ele, é essa integração que pode fortalecer o compromisso com a vida. "O objetivo é conscientizar as pessoas para um trânsito mais calmo e responsável. Saber trabalhar a empatia é saber que todos que estão no trânsito tem uma vida, uma família".
As empresas, escolas e faculdades interessadas em receber as palestras educativas sobre trânsito seguro devem solicitar através de Ofício. O documento poderá ser entregue, presencialmente, na Sede da SMTT, localizada na Avenida Nossa Senhora de Lourdes S/N, ou pelo endereço eletrônico:
admdemutran@aquiraz.ce.gov.br
MAIO AMARELO
É um movimento internacional de conscientização para redução de acidentes de trânsito criado em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), no Brasil. O mês de maio foi escolhido como referência por ter sido, em 2011, o período em que a ONU propôs ações globais para reduzir as mortes no trânsito, por meio do decreto a Década de Ação para Segurança no Trânsito (2011-2020).
O amarelo simboliza atenção e a sinalização de advertência no trânsito. Atualmente, mais de 30 países aderiram ao movimento, envolvendo governos, entidades civis e setor privado em uma corrente de conscientização pela vida.