NOTÍCIAS

23-MAI-2025

SECULT REALIZA CERIMÔNIA DE POSSE PARA NOVOS INTEGRANTES DA BANDA MUNICIPAL VIRGÍLIO COELHO

Com novos membros, banda poderá tocar arranjos mais completos e elaborados. Ideia é fortalecer o desenvolvimento social, cultural e turístico de Aquiraz

Por Nayane Janja 23/05/2025 #bandamunicipal

Cerimônia de posse de novos integrantes da Banda Municipal Virgílio Coelho. Foto: Iago Jenipapo

A música tem o poder de emocionar, especialmente, aquelas tocadas por bandas de música. Elas são eficazes em despertar sentimentos, vaguear nas lembranças mais profundas, remetendo às recordações da infância como, por exemplo, a melodia que costumava tocar nos desfiles de 7 de setembro, nas procissões, nas Alvoradas de aniversário do município, nas inaugurações, em homenagens a autoridades, cerimônias fúnebres, entre outras.

É bem verdade que uma banda musical é um importante ativo para a cidade, que contribui para a cultura, o entretenimento, a educação e o desenvolvimento social. Ela enriquece eventos públicos, festivais e celebrações, além de servir como um espaço de criação e educação musical para jovens. Por isso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio das Secretarias de Cultura (Secult) e de Administração e Planejamento, realizaram na manhã de hoje (23), na Casa do Saber Justiniano de Serpa, uma cerimônia para empossar novos integrantes da Banda Municipal Virgílio Coelho que sofre, há anos, com a defasagem de músicos.

São oito novos músicos profissionais em instrumentos diversos como trompete, trompa, sax alto, sax tenor, percussão e bombardino. Para Wellington Sousa, líder da Banda Municipal, a posse dos novos integrantes vai influenciar na sonoridade, dinâmica e trazer mais possibilidades criativas ao grupo. "Tipicamente, uma banda necessita de 30 componentes, pelo menos, para equilíbrio sonoro, questão de harmonia, equilíbrio do arranjo [...] Hoje a banda toca com 14 músicos, eram 15 mas, infelizmente, o Paulo Sena faleceu. Ele empossou em 2021, passou oito meses e faleceu em dezembro. A gente já vinha desde então, mesmo com os 15, com problemas de equilíbrio sonoro, então esses oito músicos vão diminuir esses problemas. Eles vão tocar seus instrumentos e vão harmonizar e isso permite que a banda toque arranjos um pouco mais elaborados."

Isso porque, segundo Wellington, a quantidade de integrantes pode impactar a forma como as músicas são interpretadas e apresentadas, além de influenciar no tipo de música que a banda pode tocar. "Como o grupo é pequeno, então quando a gente baixa qualquer música da internet a gente precisa adaptar. Tudo que a gente toca hoje é adaptado para os 14. Com a chegada dos oito músicos vai permitir que a gente toque arranjos mais completos, mais harmonizados e mais elaborados."

Um esforço redobrado para conseguir fazer a melodia perfeita chegar ao coração de cada aquirazense, aquela que remete às recordações da infância. "O pessoal é muito competente. Todos os músicos tocam muito bem, eu sou compositor e arranjador, tenho mestrado em composição, então a gente faz qualquer música dar certo, a gente faz toda a adaptação na partitura para fazer dar certo", explica Wellington.

Por isso, o secretário de Cultura, Eloy da Costa Neto, celebra este importante dia. Para ele, investir na banda municipal é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento social, cultural e turístico de Aquiraz. "Muito importante. É mais uma grande conquista para a sociedade, para o movimento cultural, para a música, para o setor musical de Aquiraz, essa posse de mais oito músicos para a nossa grande Banda Municipal Virgílio Coelho. [...] É uma banda com poucos integrantes que já fazia muito, [mesmo defasada] tem muita qualidade, muita capacidade técnica, muitos com pós-graduação, com mestrado, com representatividade e referência internacional, mas a nossa banda precisava de mais músicos e agora com mais oito músicos nós vamos ter uma composição de tamanho e cor. Então, a sociedade de Aquiraz, a cultura do município e a Secretaria ganha muito com a posse desses oito músicos que estão chegando."

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024