Gestantes, atendidas pela rede municipal de Saúde de Aquiraz, participaram da ação que reforça a importância do aleitamento materno
Gestantes participam de roda de conversa no HGMAP em alusão ao Agosto Dourado. Foto/Reprodução: Daniel Filho
Para marcar a Semana Mundial do Aleitamento Materno (1 a 7 de agosto), a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), proporcionou na manhã de ontem (04) e hoje (05) uma roda de conversa com 19 gestantes do município que estão no terceiro trimestre da gravidez. A ideia é falar sobre temas essenciais como amamentação, cuidados com o recém-nascido e o puerpério.
A ação é parte da Campanha Agosto Dourado, uma iniciativa dedicada a promover a amamentação como a melhor forma de alimentação para os bebês, além de oferecer uma rede de apoio para mamães que amamentam. Neste ano, a Campanha que tem como tema principal o slogan "Priorize a Amamentação: Crie Sistemas de Apoio Sustentáveis", destaca a prática não apenas como um ato importante para a saúde da criança e da mãe, mas também para a sustentabilidade do planeta.
O encontro, que aconteceu no Hospital Geral Manoel Assunção Pires (HGMAP) foi uma oportunidade valiosa para tirar diversas dúvidas sobre a temática, seguido de um delicioso lanche. Além disso, as gestantes puderam visitar a maternidade e esclarecer questões importantes sobre o acompanhante e o registro do bebê.
Na ocasião, também houve a entrega do Kit Bebê, uma iniciativa do programa Laço Materno, criado pelo Governo municipal de Aquiraz, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) e incorporado ao CRAS em 2023, cujo objetivo é prestar suporte e assistência a todas as gestantes inscritas no Cadastro Único.
Cada kit é composto por 19 itens essenciais para os primeiros dias de vida do recém-nascido como banheira, roupinhas, fraldas, cueiro, kits de higiene entre outros.
Para conhecer mais sobre o programa Laço Materno da Prefeitura de Aquiraz, clique no link ao final do texto.
AGOSTO DOURADO
Criada em 1991 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), e oficializada aqui no Brasil pela Lei nº 13.435 em 2017, a Campanha visa conscientizar sobre os benefícios do aleitamento materno exclusivo nos primeiros seis meses de vida do bebê e sua continuidade até os dois anos.
A cor dourada, escolhida para representar a campanha, simboliza o leite materno como um "alimento padrão ouro" de qualidade e enfatiza sua importância para saúde do bebê e da mãe.
A Campanha Agosto Dourado também aborda outros temas como, por exemplo, a importância da rede de apoio para as futuras mamães, a conscientização sobre a doação de leite materno e o fortalecimento de vínculo entre mãe e filho.