Objetivo principal é capacitar jovens para disseminar conhecimento sobre questões ambientais relevantes em suas comunidades, além de gerar oportunidades de renda
Encontro dos novos integrantes do programa AJA aconteceu no auditório da Secretaria de Administração e Planejamento de Aquiraz. Foto/Reprodução: Iago Jenipapo
Na tarde de hoje (05), a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano (SEMAD), realizou um momento de acolhida para os novos Agentes Jovens Ambientais (AJA) selecionados por meio do Edital Nº 02/2025.
O evento, que marca o início de uma série de atividades voltadas à preservação do Meio Ambiente, é parte do Programa Agente Jovem Ambiental de iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará (SEMA), que tem como objetivo principal, conforme explica Larisse Frota, Bióloga da SEMAD, promover a inclusão social e ambiental de jovens em situação de vulnerabilidade social, além de ampliar oportunidades de geração de renda.
"O Programa Agente Jovem Ambiental, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Mudança do Clima do Ceará, tem como meta engajar jovens em projetos sustentáveis. Ele oferece a oportunidade de desenvolver competências, gerar renda e promover o protagonismo juvenil. [...] O programa é um grande passo para o desenvolvimento desses jovens e o desenvolvimento sustentável do município."
Durante o encontro, os novos agentes conheceram a equipe multidisciplinar que vai acompanhá-los durante todo o programa, receberam orientações técnicas sobre atuação prática e alinharam futuras atividades. "No momento eles estão fazendo um curso introdutório do programa, depois vão desenvolver um projeto de educação ambiental na comunidade que vivem e, posteriormente, serão convidados a participar das ações de educação ambiental da SEMAD, como por exemplo, das limpezas de praia que já estamos organizando.", explica Larisse.
A solenidade contou com a presença do secretário da SEMAD, Humberto Bruno Queiroz Sena.