Campanha chama atenção da população para importância dos cuidados nos primeiros anos de vida das crianças. Fase vai até os seis anos e é essencial para o desenvolvimento humano
Abertura da Campanha Agosto Verde, na manhã de hoje (19) no CEI Maria Elcir Brito de Lima, Divineia. Foto/Reprodução: Iago Jenipapo
Em 2023, a escritora Lya Luft afirmou em sua obra Perdas e Ganhos que "a infância é o chão que pisamos a vida inteira". Esta metáfora, em forma de poesia, descreve uma realidade apontada há muito tempo pela ciência: o que acontece nos primeiros anos de vida de uma criança afeta o resto da vida dela. Ou seja, a forma como um adulto lida com relacionamentos, desafios e oportunidades, por exemplo, são influências de experiências positivas e negativas vividas na infância.
Por isso, em alusão ao Agosto Verde, mês da primeira infância, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Trabalho e Assistência Social (STAS) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, iniciou um projeto que visa levar diversão a todas as creches do Município, durante todas as terças e quintas-feiras do mês, garantindo assim um direito fundamental e essencial para o desenvolvimento saudável e bem-estar dessas crianças: A alegria.
A abertura do projeto foi realizada na manhã de hoje (19) no Centro de Ensino Infantil Maria Elcir Brito de Lima, na Divineia. Na programação, contação de história, atividades lúdicas, jogos e brincadeiras tradicionais para as crianças. Tudo pensado, carinhosamente e adaptado por profissionais habilitados para atender a essa faixa etária.
AGOSTO VERDE
Instituído, oficialmente, em agosto de 2023, como o Mês da Primeira Infância no Brasil, através da Lei 14617/2023, a Campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com crianças de zero a seis anos de idade. É um período dedicado à valorização, proteção e promoção dos direitos dessa faixa etária.