NOTÍCIAS

26-AGO-2025

AQUIRAZ QUER AJUDA DA POPULAÇÃO PARA PLANEJAR O FUTURO DA SAÚDE

Município ouviu propostas ao longo do mês e agora vai analisar a viabilidade de implementação das melhores ideias durante Conferência Municipal de Saúde

Por Nayane Janja 26/08/2025 #conferênciamunicipaldesaúde

Nota Oficial

Na última quinta-feira (21), a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Conselho Municipal de Saúde, encerrou uma fase importante de discussão democrática, reflexão e formulação de diretrizes sobre políticas públicas. É que a SMS passou um mês inteiro ouvindo a população para saber quais pontos sobre a Saúde devem ser melhorados em nosso Município.

Para David Faustino, titular da SMS, a troca de informações entre gestão e população é a melhor forma de criar uma comunicação mais eficaz e alinhada aos interesses coletivos. Segundo ele, compreender as demandas da população ajuda a gestão a gerar políticas e investimentos mais adequados.

"A participação social é um dos pilares fundamentais do Sistema Único de Saúde. É por meio dela que a sociedade se reconhece como protagonista na construção e no acompanhamento das políticas públicas, garantindo que o SUS seja, de fato, um sistema democrático, inclusivo e voltado para as necessidades reais da população.", explica David.

Esses encontros de escuta e diálogo, citados pelo secretário, aconteceram ao longo do mês e são chamados de Pré-conferência, uma espécie de "reuniões preparatórias". Ou seja, são espaços que funcionam como guia base para nortear a Conferência Municipal de Saúde programada para acontecer em 28 de agosto, às 8 horas, no Anfiteatro da Tapera das Artes, localizado na Rua Antônio Gomes dos Santos S/N, Centro, Aquiraz - CE.

Entre as propostas levantadas pela população, os pontos mais relevantes foram: melhoria dos fluxos da regulação de saúde, prioridade na área de saúde bucal, agilidade na fila de espera, melhor divulgação dos serviços de saúde, implantação do terceiro turno nas localidades de Jenipapeiro e Telha, ampliação do quadro de especialistas em transtornos do neurodesenvolvimento, além de espaços para acompanhamento de adultos com TEA, TDH entre outras doenças ocultas.

Já a comunidade da Prainha, por exemplo, destacou a necessidade de melhorias na saúde do idoso, através de uma política municipal de atenção à terceira idade que inclui acompanhamento integral e capacitação de cuidadores. Além disso, a população também pediu melhorias no saneamento básico da região.

CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE

Essas propostas apresentadas pela população de cada região, durante a fase das Pré-conferências, são alguns exemplos do que poderá estar em pauta na Conferência Municipal de Saúde. A partir delas, serão definidas as estratégias, os recursos e, por fim, analisado a viabilidade de implementação desses serviços.

Se aprovadas, conforme explica Salete Galvão, Auditora em serviços de saúde e sanitarista, essas sugestões poderão fazer parte do Plano Municipal de Saúde 2026-2029. Isso significa que estarão em vigor pelos próximos quatro anos, mesmo após a troca de gestão, garantindo assim a continuidade dos projetos aprovados por toda a população.

"Para gestão municipal, em especial o Aquiraz que faz a sua primeira Conferência específica para elaboração do Plano Municipal de Saúde que vai vigorar de janeiro de 2026 a dezembro de 2029, [a realização da Conferência] denota e garante a legitimidade e a transparência nas decisões e favorece a questão da priorização das necessidades reais da população; quando essa população é ouvida e essas necessidades são incorporadas ao planejamento de saúde da Secretaria e na gestão municipal. Assim, os debates e propostas que vêm de uma Conferência vão embasar na elaboração desse plano e, ao mesmo tempo, assegura, confirma [indica] se as ações da Secretaria estão dando certo e ou o que precisa melhorar, o que precisa ser implantado, enfim... [as propostas] vêm orientar de forma participativa, eficiente e alinhada às reais demandas da comunidade, a partir do momento que ela tem voz nesse processo, no desenvolvimento das políticas públicas de saúde.", destaca, Salete.

Com o tema "Do planejamento à Ação: Construindo o SUS nos territórios" o evento deve reunir gestores municipais, técnicos estaduais e nacional, representantes comunitários e da sociedade civil (eleitos durante a fase das pré-conferências), além de líderes indígenas e quilombolas. O espaço é aberto ao cidadão que quiser participar.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024