NOTÍCIAS

27-AGO-2025

AGOSTO VERDE: DIA/NAME PROMOVE CIRCUITO INCLUSIVO EM ALUSÃO AO MÊS DA PRIMEIRA INFÂNCIA

Ideia é estimular a confiança e a resiliência, através de atividades lúdicas, em crianças de até 9 anos com TEA e DI.

Por Nayane Janja 27/08/2025 #agostoverde

Estação dos estímulos sensoriais. Foto/Reprodução: Daniel Filho

Em 2016, Raffi Cavoukian, artista e compositor, afirmou que "se mudarmos o começo da história, mudamos a história toda". Esta frase de impacto foi a forma que ele encontrou de chamar a atenção da população para a importância da primeira infância, fase que vai do zero aos 6 anos de idade.

Na verdade, Raffi apenas confirmou o que a ciência aponta há anos: As experiências na infância, sejam elas positivas ou negativas, são determinantes para o seu desenvolvimento cerebral, intelectual e comportamental. Ou seja, uma criança que vive em um ambiente seguro e afetivo tem mais chances de ter um bom desempenho escolar e sucesso profissional na fase adulta.

Pensando nisso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, através do DIA/NAME, promoveu hoje (27) o "Primeiro Circuito Inclusivo". Trata-se de um conjunto de atividades e experiências projetadas para garantir a participação de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e com Deficiência Intelectual (DI), promovendo assim a interação e o desenvolvimento de todas.

O Circuito, desenvolvido pelo DIA/NAME, contou com três estações estratégicas: Uma com Fonoaudiólogas para aprimorar a Comunicação e a fala; outra com psicólogos para trabalhar as emoções e a terceira com terapeutas ocupacionais para estimular os sentidos. Com isso, a cada 15 minutos, pequenos grupos formados por 4 crianças giravam de uma estação em direção a outra desenvolvendo habilidades físicas, visuais e sonoras.

A ideia, segundo a diretora do DIA/NAME, Manu Matos, é criar uma espécie de laboratório com atividades lúdicas, contribuindo assim para um aprendizado mais divertido. Para ela, esta é a forma mais eficaz de ensinar as crianças a lidarem com os desafios do dia a dia com confiança e resiliência.

"Todas as atividades foram voltadas para trabalhar as habilidades emocionais, sociais e sensoriais das crianças favorecendo o desenvolvimento nessa fase da vida que é importante para a condução no ambiente escolar, em seu lar, na sociedade... trabalhando também as questões voltadas para as crises, quando elas precisam desenvolver habilidades de cuidados, de atenção de reconhecimento em relação ao próprio corpo e as emoções no sentido de identificar as próprias emoções, aprender a lidar com elas e com o meio que vivem.", explica Manu.

O evento marca o encerramento do Agosto Verde, uma campanha voltada para promover e garantir os direitos fundamentais das crianças na primeira infância. No DIA/NAME, as atividades do Circuito foram estendidas para crianças de até 9 anos.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024