NOTÍCIAS

28-AGO-2025

AQUIRAZ E POPULAÇÃO REALIZAM I CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE PARA ELABORAÇÃO DO PMS

Juntos, gestores e moradores, decidiram o futuro da Saúde no Município. Planos e metas entram em vigor a partir de janeiro de 2026 com validade até dezembro de 2029

Por Nayane Janja 28/08/2025 #conferênciamunicipaldesaúde

Que notícia boa! Essa foi a reação de Izabel Batista (53) ao saber da possibilidade da construção de uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) novinha em Aquiraz. A moradora da localidade do Piau é usuária da rede do Sistema Único de Saúde (SUS) e precisa se locomover até o município vizinho para atendimentos mais complexos. Além disso, a nova UPA, para ela, pode ajudar a diminuir as filas. "Que legal. São 24 horas de atendimento então desafoga mais o hospital já que os postos não atendem a noite."

Esse foi um dos projetos debatidos durante a I Conferência Municipal de Saúde 2025 realizada hoje (28) pela Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), através do Conselho Municipal de Saúde (CMSA). O encontro marcou o encerramento de um importante espaço democrático de escuta ativa entre gestão e população para discutir e avaliar as propostas de melhoria do SUS apresentadas pelos moradores ao longo do mês, durante a fase das Pré-conferências municipais.

Com o tema "Do Planejamento a ação: Construindo o SUS nos territórios", gestores e moradores fizeram uma análise profunda do cenário atual da Saúde em Aquiraz trazendo à luz os resultados alcançados e os desafios enfrentados ao longo dos anos em cada localidade. Na ocasião, também foi apresentado o panorama completo sobre o andamento das ações previstas no Plano Municipal de Saúde (PMS) de 2022, elaborado em 2021, que continua em vigor até o final deste ano.

No decorrer do dia, cerca de 300 pessoas participaram da programação que contou com apresentação cultural, palestra, rodas de conversa e trabalhos em grupo. Cinco eixos serviram como guia para os debates: Direito à saúde, garantia de acesso e atenção de qualidade; Participação social; Valorização do trabalho e educação permanente e Gestão local da saúde e modelo de atenção.

Durante a participação popular, usuários do SUS aproveitaram o momento para tecer elogios aos atendimentos na rede pública de saúde em Aquiraz, mas também chamaram a atenção para os cuidados com os trabalhadores da área e pediram mais políticas públicas voltadas aos idosos, pessoas com deficiência, motoristas por aplicativo e lembraram ainda da "população flutuante", sugerindo a necessidade de uma ampliação na rede.

O Secretário da SMS, David Faustino, avalia positivamente esse desejo dos moradores. "Esse detalhe chamou bastante a atenção. A maioria das sugestões não era para criar algo do zero, mas sim ampliar serviços que já existem. Eu interpreto isso como um sinal de que a população reconhece os avanços e as estruturas que já estão em funcionamento, mas sente que ainda há espaço para crescer, atender mais gente e chegar mais longe. Isso é um bom indicativo: significa que estamos no caminho certo, mas precisamos reforçar e expandir o que já foi iniciado."

Outro ponto que chamou bastante atenção, na avaliação de Luiz Marques Campelo, Superintendente Estadual do Ministério da Saúde (CE), é a proximidade que a gestão conseguiu construir com os moradores. "[...]Fazer um planejamento de forma participativa e democrática é fundamental para que a gente esteja no caminho certo. E Aquiraz começou dessa forma. Começou optando por não contratar assessorias, consultorias e escritórios de planejamento, mas trazendo o povo para discutir e dizer o que eles querem na Saúde e o que é que a gente precisa fazer para melhorar. Diante disso, Aquiraz está no caminho certo. É construir saúde de forma participativa, democrática e responsável."

Luiz destacou ainda que um município capaz de ouvir e elaborar diretrizes conforme a necessidade da sua população é um município que tem uma gestão diferenciada. "O objetivo dessa Conferência é fazer com que toda a população possa demonstrar suas necessidades, definir suas prioridades, entregando assim, ao gestor um documento que não seja meramente um documento com papéis, mas sim um documento efetivo que representa aquilo que a população precisa. E isso demonstra que Aquiraz está no caminho certo, com um governo democrático, o que não é todo município que faz."

O documento de que Luiz cita é o Plano Municipal de Saúde 2026-2029 (PMS), um instrumento crucial para o futuro da Saúde em Aquiraz. É ele que vai nortear todas as ações e metas no setor pelos próximos quatro anos. Isso significa que todas as propostas aprovadas durante a Conferência Municipal de Saúde estarão em vigor mesmo após a troca de gestão, garantindo assim a continuidade dos projetos aprovados por toda a população e a sua transparência.

Para o secretário David, o balanço do dia superou expectativas. "Foi um encontro muito positivo. A participação da população foi expressiva e conseguimos ouvir diferentes pontos de vista. Isso mostra que as pessoas querem contribuir ativamente para a construção de políticas públicas, e esse é exatamente o objetivo desses espaços de diálogo: aproximar a gestão das necessidades reais da comunidade."

Com o fim do encontro e a inserção da maioria dos projetos no PMS, outra pessoa que celebrou o resultado foi Antônio Severino, representante da localidade de Telha. Para ele, presenciar a comunidade trabalhando junta por um mesmo propósito trouxe inspiração e a certeza de um futuro melhor para todos.

"Tanta gente reunida em prol da elaboração do PMS que vai nortear o município durante os próximos quatro anos... só em ver essa disponibilidade das pessoas, tanto dos que foram das comunidades quanto do pessoal da parte de organização... Foi muito positivo! Em relação as propostas, algumas daqui de Telha foram aprovadas e vão fazer parte do PMS, além de outras, muito importantes, sugeridas por outras localidades, que também vão nos beneficiar. O importante é isso, é que as propostas que foram aprovadas, independente da comunidade que elaborou, vai fazer parte de um todo, de um conjunto e ajudar a todos.", comemora Severino.

O evento, realizado no Anfiteatro da Tapera das Artes, contou com a presença de gestores municipais, técnicos da superintendência Estadual de Saúde, cidadãos, profissionais de saúde, representantes da sociedade civil, líderes indígenas e quilombolas.

 

Deixe seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa informação?


Muito insatisfeito

Insatisfeito

Neutro

Satisfeito

Muito satisfeito
logo
Selo UNICEF 2021-2024Selo Nacional compromisso com a Alfabetização Ouro 2024