Mês se divide entre primavera e campanhas de conscientização. Ideia é ampliar a reflexão da comunidade sobre temas essenciais para a promoção da cidadania
Abertura das atividades do Setembro Colorido com crianças e adolescentes atendidos pelo DIA/NAME durante passeio no Beach Park
Setembro é o mês mais colorido do ano e não é só porque marca o início da primavera, a estação mais alegre e perfumada do ano, mas principalmente porque é um mês cheio de campanhas sobre saúde e inclusão que dão um colorido especial a vida.
Por isso, a Prefeitura de Aquiraz, por meio do DIA/NAME, realiza à partir de hoje (23) até o final do mês, diversas ações em alusão ao Setembro Colorido, como é chamado a concentração de importantes campanhas, entre elas, o Setembro Amarelo de combate ao suicídio, o Setembro Verde que faz referência a luta da inclusão de pessoas com deficiência e o Setembro Azul que valoriza a comunidade surda.
Durante a abertura das atividades do Setembro Colorido, que aconteceu hoje (23) no Beach Park, um dos maiores e melhores parques aquáticos da América Latina, 100 (cem) crianças e adolescentes, além de seus acompanhantes e toda equipe do DIA/NAME, celebraram o dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, instituído em 21 de setembro, em prol das causas do Setembro Verde.
O objetivo dessas ações, de acordo com a Diretora do DIA/NAME, Manu Matos, é ampliar a reflexão sobre temas essenciais para a promoção da cidadania, utilizando as cores para destacar cada causa, além de incentivar atitudes de respeito e solidariedade.
"A nossa responsabilidade social é potencializar cada vez mais o nosso espaço, informar e sensibilizar os nossos usuários e as famílias para conscientização e a construção de uma cidadania e de um mundo mais consciente, mais saudável e com menos preconceito."
Entre as ações desenvolvidas pelos profissionais do DIA/NAME estão palestras, rodas de conversa, dinâmicas em grupo e atividades educativas. Manu explica que toda a programação foi pensada para fortalecer o diálogo, a empatia e o acolhimento junto à comunidade.
"Nós escolhemos esses temas voltados as nossas crianças e adolescentes com TEA e deficiência intelectual, que é o nosso público. Pensamos também em temas abordando as famílias e os nossos cuidadores. Alguns temas vão ser só para as famílias, mães e pais, pensando neles como cuidadores, porque a gente precisa cuidar também do cuidador, principalmente, no dia da palestra de saúde mental sem culpa que é um tema muito importante."
Confira abaixo a programação completa.
PROGRAMAÇÃO
Tema: Visitação ao Beach Park (Alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência e abertura do Setembro Colorido)
Data: 23 de setembro, terça-feira
Horário: 9h às 17h
Profissionais: Toda equipe do DIA/NAME
Público-alvo: Crianças, adolescentes e acompanhantes
2. Tema: Cuidando do sorriso
Data: 24 de setembro, quarta-feira
Horário Palestra: 8h às 9h
Horário Atendimento: 9h às 12h
Profissional: Dra. Ravena Lopes (Dentista especialista em pacientes com necessidades especiais)
Público-alvo: Mães/ cuidadores/ crianças e adolescentes
3. Tema: Setembro Amarelo (Prevenção à depressão e suicídio)
Data: 24 de setembro, quarta-feira
Horário: 15h20 às 16h
Profissionais: Sophia Freitas (Psicóloga)/ Flaviana Gondin (Assistente Social)
Público-alvo: Mães e cuidadores
4. Tema: Saúde Mental sem culpa (Prevenção à depressão e suicídio)
Data: 25 de setembro, quinta-feira
Horários: 9h às 10h/ 14h às 15h
Profissionais: Mayara Sampaio (Psicóloga)/ Flaviana Gondin (Assistente Social)
Público-alvo: Mães e cuidadores
5. Tema: Cuidando do Meu Eu (Sala da Integração Sensorial)
Data: 26 de setembro, sexta-feira
Horário: 9h às 10h
Profissional: Magda Carvalho (Terapeuta Ocupacional)
Público-alvo: Mães e cuidadores
6. Tema: Arte das mãos (Oficina de construção de brinquedos artesanais)
Data: 30 de setembro, terça-feira
Horários: 9h às 10h/ 14h às 15h
Profissionais: Vitória Barbosa e Ana Regina (Terapeutas ocupacionais)
Público-alvo: Mães e cuidadores