Todas as UBS do município estarão abertas. Meta é vacinar 2 mil pessoas do grupo prioritário, além de atualizar o calendário vacinal de todas as idades e públicos.
Nota Oficial
Neste sábado (10) acontece o Dia D de vacinação contra a gripe. Trata-se de uma grande mobilização, pactuada entre o Governo Federal e as secretarias estaduais e municipais das regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sul e Sudeste, para proteger a população antes do inverno, período em que aumentam os casos de doenças respiratórias.
Por este motivo, a Prefeitura de Aquiraz, por meio da Secretaria de Saúde, vai abrir a porta de todas as 36 Unidades Básicas de Saúde (UBS), das 8h às 13h, para vacinar o maior número possível de pessoas do grupo prioritário e também atualizar o calendário vacinal de todas as idades e públicos.
O objetivo principal da campanha é ampliar a cobertura vacinal e reforçar a proteção contra a gripe da população, por isso, o Dr. Felipe Alencar, Coordenador de Imunização, explica que a escolha do dia para ação vai favorecer as pessoas que não podem se vacinar durante a semana e, com isso, ajudar a atingir a meta municipal. "O Sábado é um dia do final de Semana em que as pessoas têm mais tempo livre para procurar os postos de saúde. Então, a Secretaria de Saúde está estendendo seu horário de atendimento para abranger o público que, por algum motivo, não consegue comparecer na semana".
Para receber o imunizante, os interessados devem procurar a UBS mais próxima, e apresentar o cartão de vacina, cartão do SUS ou CPF.
QUEM PODE TOMAR A VACINA CONTRA A INFLUENZA
Crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade (5 anos, 11 meses e 29 dias);
Gestantes;
Idosos com 60 anos ou mais;
Puérperas;
Povos indígenas;
Quilombolas;
Pessoas em situação de rua;
Trabalhadores da saúde;
Professores do ensino básico e superior;
Profissionais das forças de segurança e salvamento;
Profissionais das forças armadas;
Pessoas com deficiência permanente;
Caminhoneiros;
Trabalhadores de transporte coletivo;
Rodoviários;
Trabalhadores portuários;
Trabalhadores dos Correios;
População privada de liberdade e funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativa; e
Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, independentemente da idade
Até o momento, já foram aplicadas 4 mil doses da vacina contra a Influenza em Aquiraz e a Secretaria de Saúde espera vacinar mais 2 mil pessoas durante esta ação do Dia D. Com isso, a expectativa do Ministério da Saúde é alcançar 90% do público-alvo, ou seja, mais de 81,6 milhões de pessoas vacinadas em todo o Brasil.
INFLUENZA
A Influenza é uma infecção viral aguda do sistema respiratório que provoca febre, tosse, dor de garganta, dores no corpo e mal-estar. Em alguns casos, pode apresentar complicações, levando à internação hospitalar e até mesmo ao óbito. De acordo com o Dr. Felipe Alencar, a prevenção é a melhor forma de evitar um surto da doença. "A vacina é a principal ferramenta que temos pra combater o vírus da influenza, desta forma, quanto mais pessoas se vacinarem mais nossa população estará protegida".